Publicidade
Cotidiano
Notícias

Recursos humanos: Contratar também é uma arte

"Mosca branca", esse é o apelido designado pelos recrutadores aos profissionais com características comportamentais diferenciadas e que são escassos no mercado 16/11/2013 às 19:38
Show 1
O setor de RH desenvolve ações que visam identificar e extrair o melhor que os colaboradores podem oferecer às organizações
A Crítica Manaus (AM)

Com a aproximação do final de ano e aquecimento das compras, o mercado já inicia as contratações temporárias que podem render até efetivações, mas assim como vender, contratar também é uma arte. A Arquitetura Humana preparou um estudo que aponta qual o perfil do vendedor ideal.

Diferente da impressão que o nome possa causar, o perfil mais adequado apontado pelo estudo foi profissional “mosca branca”. Extrovertido, informal e tem iniciativa, esse profissional pode contribuir para alavancar as vendas em até 22%.

De acordo com estudo da Arquitetura Humana realizado com mais de mil profissionais de vendas as principais características encontradas nos vendedores mais eficientes são: extroversão, informalidade e iniciativa.

O levantamento apontou também que os vendedores com tais competências têm os melhores resultados e vendem até 22% a mais quando comparados a profissionais com outras habilidades.

Instinto

O grupo identificado como portador desse diferencial de vendas é constituído por pessoas com comportamento mais individualista, dirigidas por seu próprio instinto e orientadas a resultados, com grande capacidade de articulação e habilidade no relacionamento social, senso de urgência acentuado e ritmo acelerado, com flexibilidade e propensão a assumir riscos.

Além disso, esse grupo é caracterizado pela forte influência que exerce sobre o ambiente de trabalho e pelo nível de energia acima da média. “Essas características são encontradas usualmente em apenas 16% da população economicamente ativa, o que faz com que esse capital humano seja um ativo capaz de diferenciar o desempenho de uma empresa varejista frente às demais, desde que além de recrutar e selecionar, o portador dessa valiosa informação seja também capaz de utilizá-la para motivar e manter esse seleto grupo em seu time”, explica Elmano Nigri, presidente da Arquitetura Humana.

Para chegar às conclusões, a Arquitetura Humana fez um cruzamento estatístico que levou em consideração as competências  comportamentais (DNA) dos vendedores, por meio de questionários e resultados em vendas no período de seis meses. Os funcionários apresentam salários e benefícios iguais e o levantamento tem confiabilidade de 90%.

Elmano Nigri destaca a importância de contratar a pessoa certa para determinado cargo e do gerenciamento estratégico de pessoas para a retenção de talentos. "Para cada sete pessoas apenas uma tem o perfil do cargo. É necessário contar com o profissional que tenha o DNA de vendas na veia", explica.

Publicidade
Publicidade