‘Responsabilidade é do PT’, diz presidente da Fundação Ulisses Guimarães sobre economia
Em entrevista ao A CRÍTICA, o presidente da Fundação Ulisses Guimarães, Moreira Franco, isentou o PMDB de qualquer responsabilidade sobre os problemas econômicos do país 25/02/2016 às 19:17
Com o discurso de que a crise econômica resulta exclusivamente dos rumos dados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) à economia do País, o PMDB, que partilha como vice, a presidência da República, tem assento em seis ministérios e comanda o Senado e a Câmara Federal, realiza hoje em Manaus, mais uma etapa da ‘Caravana pela unidade”, evento no qual a sigla se propõe a discutir um projeto para o Brasil.
Ontem, em entrevista ao A CRÍTICA, o presidente da Fundação Ulisses Guimarães e ex-ministro-chefe da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco, isentou o PMDB de qualquer responsabilidade sobre os problemas econômicos que assolam a população brasileira.
“Em outras áreas do governo certamente que sim, mas na área econômica o PMDB, em nenhum momento, foi chamado para ser ouvido. Nós não demos nenhum pitaco na política econômica do governo. Nós não temos nenhuma responsabilidade sobre acertos e nem sobre erros. A responsabilidade é exclusiva do PT e do governo”, disse.
O pemedebista ressaltou que recentemente a legenda lançou um plano com propostas de cunho econômico que, na avaliação dele, foi ignorado pelo Planalto. “Nós apresentamos recentemente uma proposta, a ‘Ponte para o futuro’, em que nós vamos buscar fundamentos econômicos que no passado garantiram mudanças, como o plano cruzado, como a Carta aos Brasileiros, que o presidente Lula lançou, e aplicou esses fundamentos no primeiro mandato, mudando profundamente a economia brasileira e criando condições para que vivêssemos um período de prosperidade", disse.
"Os fundamentos da ‘Ponte para o futuro’ são os mesmo da carta aos brasileiros e do plano cruzado. O governo simplesmente ignorou. Tratou como se não tivéssemos, o PMDB, apresentado essa proposta. E o que estamos fazendo é discutindo essa proposta com o partido e com a sociedade porque temos a convicção que o Brasil tem urgência para encontrar uma solução para a mais grave crise econômica da sua história. Essa alternativa está esboçada na ‘Ponte para o futuro’, enfatizou Moreira Franco.
A reunião do PMDB, que ocorrerá, a partir das 15h, no Centro de Convenções do Studio 5, Zona Sul, contará com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer. Daqui a duas semanas, o mandato dele à frente do partido será colocado em disputa na convenção nacional da legenda.
Nas edições da caravana pemedebista realizadas em outros estados, Temer tem defendido o lançamento de candidatura própria da sigla para a Presidência da República em 2018. A versão oficial desses encontros é o de garantir o lançamento em todas as capitais de candidaturas majoritárias e de promover a eleger o maior número de prefeitos, como base para o pleito presidencial.
Blog: Moreira Franco, presidente da Fundação Ulisses Guimarães
“O PMDB tem consciência da gravidade da crise econômica que o País atravessa. Estamos vendo perdas de conquistas por grande parte da população. Mais de 40 milhões de brasileiros foram beneficiados. Estamos vendo o recrudescimento do desemprego, contas públicas deterioradas, programas sociais, por debilidade financeira do governo federal, sendo diminuídos ou cortados. Esse quadro gera insegurança. Quando a terceira agência rebaixa o Brasil e o Fundo Monetário diz que esse ano o desempenho da economia brasileira será o segundo pior do planeta, isso exige do governo iniciativa e uma proposta para sair dessa crise. Nós apresentamos o nosso, o 'Ponte para o futuro'”.
+ Cotidiano
-
Delegado não vê motivos para prender segurança de su...
-
Guaidó vai à fronteira com a Colômbia garantir entra...
-
MP e Defensoria Pública do Rio pedem bloqueio de rec...
-
Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 37...
-
PF deflagra operação contra quadrilha de transporte ...
-
Relator no STF diz que homofobia deve ser tratada co...
-
Reforma da Previdência: veja os principais pontos qu...
-
Sem energia há dois dias, Prefeitura de Manacapuru d...
-
PL de reforma da Previdência endurece assistência so...
Veja também
- Reforma da Previdência: veja os principais pontos que foram alterados
- Presidente da Confederação Nacional da Indústria é preso em operação da PF
- Bolsonaro exonera Bebianno da Secretaria-Geral da Presidência, diz porta-voz
- Serviços online ajudam consumidor na busca por preços mais justos
- Presidente Bolsonaro decide demitir ministro Bebianno após vazamento de áudios
- Governo economizará um terço das verbas disponíveis até março
- Fux suspende ações penais contra o presidente Jair Bolsonaro no STF
- Presidente do Senado arquiva pedido para criar CPI sobre tribunais superiores