Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Notícias

Resultado das provas do Enem mostra diferenças profundas entre as redes de ensino no AM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) expõe o abismo existente entre a educação pública e a praticada nas melhores escolas particulares



1.jpg Acesso a recursos tecnológicos e professores qualificados faz a diferença
28/11/2013 às 19:10

Um dos aspectos que chamou atenção após a divulgação do ranking das escolas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, foi a disparidade não só das notas e posições das escolas públicas em relação às particulares, mas também entre as desta última. Em alguns casos, a diferença é de mais de mil posições se for comparada nota da melhor escola do Amazonas.

A Escola Laviniense Ensino Integrado ficou na 52º e a pública melhor classificada foi o Colégio Militar de Manaus, em 1231º. O secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, diz ser impossível comparar o desempenho da escola pública com a particular pelo volume de recursos investidos por aluno e por outras deficiências estruturais da rede e que inclui apoio da família às crianças.

Avaliando o desempenho da rede estadual no exame, os piores resultados estão concentrados entre os concluintes. Ainda assim, as médias subiram em três das cinco áreas, na comparação com 2012. Caíram linguagens e códigos, de 527 pontos para 513, e redação, de 507 para 491,41.

Para Rossieli, é importante destacar o crescimento das médias das escolas do Amazonas, agora isso não tem sido suficiente para concorrer com as escolas particulares, onde gasta-se em média R$ 13 mil/ano com um aluno, enquanto na escola pública esse investimento fica em R$ 2 mil. Outra questão é que se o aluno da particular não tem bom desempenho, os pais pagam aula particular, o que não acontece com os da pública, cujos pais, na maioria das vezes, não têm recursos para dar reforço para as crianças e nem para escolaridade para ajudá-las nas tarefas.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.