Publicidade
Cotidiano
Notícias

Resultado do Fies será divulgado nesta segunda-feira (1º)

Nesta primeira edição de 2016 foram ofertadas mais de 5,6 mil vagas em Manaus distribuídas entre 73 cursos diferentes. Em todo País, esse número chegou a 250.279 bolsas em 1.337 instituições 31/01/2016 às 20:00
Show 1
Com novas regras do Fies neste ano , candidatos devem ficar atentos . Foram ofertadas 5,6 mil vagas em Manaus
Hellen Miranda Manaus (AM)

Os candidatos que se inscreveram para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já podem conferir o resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera. O programa é uma das opções para estudantes que querem ingressar no curso superior não gratuito.

A candidata Carolina Alves, 26, optou pelo Fies devido aos descontos ofertados. “Consegui uma bolsa e como não quero gastar acabei escolhendo o programa. Acho que é uma opção boa e válida para quem quer cursar o ensino superior em rede privada”, afirma Carolina, que se inscreveu no curso de psicologia, na Faculdade Martha Falcão | DeVry. Assim como ela, o estudante Railei Souza Silva, 18, também optou pelo Fies para ingressar no ensino superior.

“Quero fazer engenharia mecânica e estou na expectativa de conseguir uma vaga”, conta o jovem, que finalizou o ensino médio em escola pública. Para consultar o resultado, os candidatos devem acessar o site fiesselecao.mec.gov.br.

Nesta primeira edição de 2016 foram ofertadas mais de 5,6 mil vagas em Manaus distribuídas entre 73 cursos diferentes. Em todo País, esse número chegou a 250.279 bolsas em 1.337 instituições.

De acordo com a analista financeira da FMF | DeVry, Thaís Ortha, as vagas no ensino superior privado são autorizadas pelo MEC mediantes alguns critérios.

“A distribuição leva em consideração a localização regional, cursos específicos e a nota obtida no Índice Geral de Cursos (IGC). Com a melhor avaliação dos nossos cursos foi possível ampliar o número de vagas para 432 nesta edição”, explicou. Ela ressalta que os cursos de direito, engenharias e  tecnologias tem alta demanda independentes dos programas de financiamento.

Para o diretor de núcleo da Faculdade Estácio do Amazonas, Roberto Santos, mesmo com o curto prazo para as inscrições, as vagas disponibilizadas na instituição serão ocupadas. “A tendência é que essas vagas sejam preenchidas, porque agora não á mais por demanda e sim por disponibilidade”, disse o diretor de núcleo. Roberto Santos informou ainda que a instituição oferece outras alternativas de financiamento para o aluno.

Novas regras

Para solicitar o financiamento por meio di Fies, o candidato deve ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota de redação do Enem não pode ser zero.

Quem já foi beneficiado com financiamento do Fies não poderá solicitar novo e quem tem curso superior completo também não pode solicitar o financiamento.

Outras mudanças para este ano dão conta de que quem é beneficiário de bolsa integral do ProUni não pode participar do Fies, além de não poder participar do financiamento alunos cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 2,5 salários mínimos.

Cronograma

Hoje sai resultado da pré–seleção na chamada única e Lista de Espera.

02/02 a 06/02

Conclusão da inscrição no Sisfies pelos estudantes pré–selecionados na chamada única

07/03 a 18/03

Declaração, no Fies Seleção, se está ou não matriculado na instituição, curso e turno em que realizou a inscrição.

Entenda melhor o programa  FIES

É uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. O Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda, enquanto o Programa Universidade para Todos (Prouni) concede bolsas em instituições particulares e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona para vagas em universidades públicas.

Financiamento

Pela modalidade, durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de até R$ 250, variando conforme o valor do curso, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão , o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento e iniciar o pagamento do empréstimo.  O profissional tem um prazo de três vezes a duração do curso para pagar o financiamento.

Publicidade
Publicidade