Publicidade
Cotidiano
Notícias

Resultados de pesquisas cientificas sobre o câncer são apresentadas na FCecon

Eventos apresentam diversas pesquisas voltadas para a saúde pública e acontecem nesta quarta-feira (5) na FCecon e na FMT-HVD 05/08/2015 às 09:09
Show 1
FCecon realiza a 4ª Jornada Científica, onde serão apresentadas 46 pesquisas desenvolvidas na fundação sobre a doença
oswaldo neto ---

Resultados de 12 meses de pesquisas sobre o câncer serão apresentados a partir de hoje na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). A programação faz parte da 4ª Jornada Científica FCecon, que prevê a exposição de dezenas de trabalhos estudados no órgão. Também acontece hoje o segundo dia do “V Congresso de Iniciação Científica” na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

De acordo com a FCecon, a jornada científica consiste na apresentação de 46 pesquisas desenvolvidas entre 2014 e 2015 por meio do programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic). O Paic recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam) e foi lançado em 2011. Conforme a FCecon, cerca de 147 pesquisas na área de oncologia foram realizadas desde o lançamento.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, o pneumologista Edson de Oliveira Andrade, o programa insere novos pesquisadores no mercado científico, que durante suas pesquisas tiveram a experiência com a realidade local para chegar aos resultados a serem mostrados.

”A expectativa é das melhores. Foram 12 meses de empenho dos acadêmicos e orientadores que utilizaram, principalmente, dados relacionados aos pacientes tratados na instituição, abordando a co-relação das doenças com alguns vírus como o HPV e outras patologias, além das características das pessoas que buscam atendimento na FCecon”, destacou o presidente.

Publicação

Para analisar o desempenho dos autores dos projetos, uma banca composta por 16 mestres e 11 doutores atuantes na FCecon será formada. Após a apresentação dos trabalhos, os universitários terão que produzir um artigo que será publicado em revista científica.

Na visão do diretor-presidente da fundação, os resultados podem trazer uma luz para serviços oferecidos na rede pública de saúde. “A ideia é que esses resultados possam nortear novas políticas públicas na área da oncologia e também servir como base para pesquisas no futuro. Estamos muito confiantes no que foi estudado”, declarou Andrade.

Serviço

O quê? “4ª Jornada Científica da FCecon” e “V Congresso de Iniciação Científica da FMT”
Onde? Auditório da sede da FCecon, rua Francisco Orellana e sede da FMT-HVD, rua avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro
Quando? Quarta-feira, a partir das 8h até o fim do dia


Publicidade
Publicidade