Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Notícias

Reunião com bancos estatais reanima setor de duas rodas

Encontro pode resultar em linha de crédito acessível para compra de motos



1.gif
José Eduardo, da Abraciclo
21/09/2012 às 08:51

Foi considerada extremamente positiva, por representantes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), a reunião entre o setor de duas rodas do do Polo Industrial de Manaus (PIM) e representantes de instituições financeiras, mediada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) na tarde desta quinta-feira (20), em Brasília.

“A reunião foi muito boa. Os estudos que vão avançar e  podem  resultar em iniciativas positivas para o setor. É um pouco cedo para definir alguma coisa”,  disse o diretor executivo da  Abraciclo, José Eduardo Gonçalves.

Na avaliação dos presentes, foi dado um importante passo na busca pelo reaquecimento do consumo no mercado nacional de motocicletas. Durante a reunião, o segmento apresentou argumentos que levaram os bancos a estudar a reabertura de linhas de financiamentos para motocicletas no Brasil.

O passo fundamental foi dado na  sexta-feira (14), com a publicação da circular 3.609, do Banco Central (BC), que reduziu a alíquota do compulsório sobre depósitos à vista e a prazo e permitiu aos bancos deduzirem deste compulsório o saldo das operações para financiamento e arrendamento mercantil de motocicletas. Em outras palavras, o BC “barateou” o financiamento deste tipo de veículos para o sistema financeiro, tornando o produto tão vantajoso como o financiamento de carros.

Na reunião de Brasília, o teor da circular 3.609 esteve na pauta das discussões e os bancos prometeram apresentar, em dez dias, projetos para novas linhas de crédito para duas rodas. O prazo é necessário para que as instituições possam calcular os índices (número de parcelas, juros etc) que devem garantir a viabilidade do produto diante da inadimplência.

Estiveram na reunião, além de representantes do setor financeiro e produtivo, o superintendente da Suframa e técnicos do governo federal e do Estado do Amazonas.

 

 

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.