Publicidade
Cotidiano
Notícias

Rua que dá acesso à área indígena cede em Tabatinga, no AM

Local foi interditado há duas semanas, segundo a prefeitura. Via liga área urbana à região com cerca de 7 mil índios no município de Tabatinga 31/08/2015 às 12:15
Show 1
Rua São Sebastião cedeu em Tabatinga e deixou várias famílias prejudicadas
Oswaldo Neto Manaus (AM)

Uma rua que dá acesso a duas comunidades indígenas no município de Tabatinga (a 1.607 quilômetros de Manaus por via fluvial) cedeu entre o domingo e a manhã desta segunda-feira (31). Moradores de dezenas de casas foram afetados, porém não houve registro de feridos. O local foi interditado pela prefeitura.

De acordo com a prefeitura de Tabatinga, a via estava interditada há cerca de duas semanas pelo risco de erosão. A rua prejudicada é a São Sebastião, localizada no bairro da Comara, que dá acesso às comunidades indígenas Umariaçu I e II, onde vivem aproximadamente sete mil indígenas.

Segundo o secretário da Defesa Civil do município, José Costa, 29 residências das proximidades apresentaram rachaduras após a queda. Oito delas já haviam sido notificadas pelo problema. Os moradores foram removidos do local.

Ainda segundo ele, vários motivos podem ter provocado a erosão da via. “São vários fatores. Entre eles está o fato do contorno do leito do rio bater diretamente na área do bairro da Comara. Outra coisa é que com a vazante do rio Solimões, os sedimentos saem dali, aumentando o risco de erosão. As chuvas que vem caindo também acumulam água, que levam mais sedimentos com a enxurrada”, explicou Costa.

Por conta da interdição da via, o desvio de veículos está sendo feito por outra rua do bairro da Comara. Ela está sendo ampliada pela prefeitura para atender o volume de carros.

Sobre uma possível obra na via que cedeu, a Secretaria de Estado de Infraestrutura deve se posicionar sobre o assunto ainda nessa segunda-feira (31). 

Publicidade
Publicidade