Publicidade
Cotidiano
Dia do Trabalhador

Ação em alusão ao Dia do Trabalhado leva centenas de serviços

Entre centenas de serviços ofertados a população, os mais procurados foram os relacionados a emprego e a emissão de documentos 30/04/2016 às 16:54
Show capturar
Ação social foi promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), no Sest/Senat, da avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste (Winnetou Almeida)
Silane Souza Manaus (AM)

Entre centenas de serviços ofertados a população ontem em um evento em alusão ao Dia do Trabalhador, comemorado amanhã, os mais procurados foram os relacionados a emprego e a emissão de documentos. O primeiro em baixa por causa da crise econômica e o segundo, além de obrigatório, de fundamental importância para a garantia de direitos básicos a saúde e a educação. Esse último lembra o caso do garoto André Pereira Crescenço, 6, cuja morte foi confirmada no último dia 26. Ele não tinha documentação e, por isso, nunca frequentou a escola.

Preocupado justamente com os estudos do filho Werick Marques de Souza Silva, de 14 anos, o funcionário público Ubirajara de Jesus Nascimento, 45, o levou ontem a ação social para tirar de uma só vez o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). “Eu quero matricular ele em cursos profissionalizantes e em todos os locais pedem os documentos pessoais dele. Além disso, eles também são solicitados em qualquer outro lugar. Então, aproveitei essa oportunidade”, contou.

Quem também aproveitou para tirar esses documentos foi à estudante Alverlane de Souza da Silva, 18. Ela não tinha nem o RG. “Na primeira vez que eu fui com a minha mãe tirar o RG não consegui porque ela havia perdido a minha Certidão de Nascimento, só tinha uma xerox, mas não aceitaram. Agora, com a Certidão em mãos não perdi tempo. Vim aqui para tirar não só o RG, mas também o CPF e a Carteira de Trabalho. Não tem como viver sem eles. Em todo lugar que você vai as pessoas te pedem um desses documentos”, apontou.

Outro serviço bastante procurado pela população durante a ação social promovida pela Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), no Sest/Senat, da avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, foi o cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine/AM). Marilena Santos, 40, foi uma das centenas de pessoas que buscou o atendimento do Sine na esperança de conseguir um emprego. “Há quatro meses eu perdi meu emprego como operadora de caixa e desde então busco uma vaga no mercado de trabalho”, relatou.

Outro que busca se reinserir no mercado é o autônomo Renan dos Santos Lopes, 31. Há dois anos ele não consegue um emprego fixo e sobrevive de “bicos”, mas quer algo mais estável. “Eu estou trabalhando avulso, mas já trabalhei como vigilante, como montador no Distrito. Tenho experiência em diversas áreas e qualquer emprego que aparecer eu aceito. Em tempos de crise como o que estamos vivendo não podemos estar escolhendo”, pontuou.

De acordo com o chefe de Departamento do Sine/AM, Adilson Vieira, a expectativa era que mais de cinco mil pessoas fossem atendidas ao longo do dia de ontem. E em especial as questões de emprego, todos que fossem ao Sest/Senat até às 17h seriam atendidos. “Carteira de Trabalho e cadastro para emprego, que são serviços feitos pelo Sine/AM, ficamos até as 17h, a pessoa que entraram no Sest/Senat até esse horário foram atendidas”, disse.

O secretário da Setrab, Hisashi Toyoda, ressaltou a importância do evento. Conforme ele, o governador José Melo manifestou especial interesse na realização da ação social, por considerar fundamental a transferência coletiva de serviços para as comunidades e, no caso específico, da homenagem ao trabalhador que, mesmo com as dificuldades atuais, busca alternativas de superação no arco de oportunidades para geração de renda.

Destaque

Ontem, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Sentrad), também promoveu uma ação social em alusão ao Dia do Trabalhador, com um mutirão de serviços de cadastramento, encaminhamento para emprego, emissão de Carteira de Trabalho (primeira e segunda vias) e habilitação ao Seguro Desemprego. O evento ocorreu nas unidades do Sine Manaus, no Centro, na Cidade Nova e no Morro da Liberdade.

Box

A ação social em alusão ao Dia do Trabalhador promovida pela Setrab, ocorreu de 8h às 17h, de ontem, no Sest/Senat, na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. Entre os serviços oferecidos pelos órgãos públicos estavam emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, cadastro no SINE/AM e recepção de seguro desemprego.

Também teve atendimento jurídico na área de Família, como divórcio, pensão alimentícia, guarda, adoção, interdição, reconhecimento de união estável e inventário e partilha de bens, que foi feito pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Além disso, serviços como atendimento médico, odontológico, orientação de defesa do consumidor e de estética (corte de cabelo, maquiagem, massagem, etc.), também foram ofertados na ocasião. E todo o espaço do Sest/Senat esteve disponível para a realização de atividades lúdicas e de lazer.

 

 

Publicidade
Publicidade