Publicidade
Cotidiano
Provas

Inscrições para vestibular e SIS da UEA começam daqui há duas semanas

Este ano, a data das provas foi antecipada para outubro. As inscrições iniciam no próximo dia 4 de agosto e seguem até o dia 31 do mesmo mês 23/07/2016 às 05:00
Show vestibulares
No Pré-Uni Vestibulares e Concursos as salas estão lotadas de candidatos a uma vaga no vestibular e no SIS da UEA (Clóvis Miranda)
Silane Souza Manaus (AM)

Os candidatos a uma vaga na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) devem ficar atentos quanto ao período de inscrição para o vestibular e o Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da instituição. Este ano, a data das provas foi antecipada para outubro – o SIS será aplicado no dia 22 e o vestibular nos dias 23 e 24. Nos anos anteriores, os exames eram realizados no mês de novembro. As inscrições para os dois certames iniciam no próximo dia 4 de agosto e seguem até o dia 31 do mesmo mês.

Ao todo, serão ofertadas 3.272 vagas, sendo 1.950 para o vestibular e 1.322 pelo SIS. A taxa de inscrição do vestibular será de R$ 50 e do SIS R$ 40. De acordo com a UEA, a antecipação das provas foi decidida para que a divulgação do resultado final, bem como a matrícula dos candidatos aprovados, possa ser realizada até o mês de dezembro, não comprometendo o calendário acadêmico, além do período de férias escolares e familiares, tradicionalmente realizadas em janeiro.

As provas serão realizadas a partir de 13h (horário de Manaus). A Comissão de Ingresso do Vestibular alerta para o fechamento dos portões de acesso aos locais da prova, impreterivelmente, às 12h50, horário da capital. O resultado final do vestibular será divulgado no dia 21 de novembro. No ano passado, mais de 78,3 mil pessoas se inscreveram nos dois certames, que ofereceram 4.605 vagas, sendo 1.860 pelo SIS e 2.745 pelo vestibular.

Nos cursinhos, as aulas não param, mas a procura dos candidatos pelos cursos preparatórios deve aumentar a partir deste próximo mês com o retorno das férias. “À medida que os editais vão se consolidando a procura cresce. Mas isso não quer dizer que a demanda seja tão expressiva porque muitas pessoas começaram a se preparar para os vestibulares deste ano desde janeiro e fevereiro. Passou aquela fase de só estudar na véspera. Os que iniciarem as aulas agora terão que fazer revisão”, disse o coordenador do Pré-Uni, José Cavalcante.

Para o estudante Rafael Brandão, 17, a preparação é fundamental para quem busca uma vaga nas universidades públicas. “A concorrência é muito grande. Se você não revisar os assuntos e não mergulhar com tudo nos estudos não terá como competir contra as milhares de pessoas que se inscrevem todos os anos para fazer vestibular”, destacou. Ele vai fazer a terceira fase do SIS. “Meu foco é conseguir uma vaga no curso de direito da UEA”, completou.

Isenção

Encerrou ontem o período para solicitar isenção das taxas do vestibular e do SIS da UEA. A divulgação da lista de candidatos beneficiados com a taxa será divulgada no dia 4 de agosto, dia em que se iniciam as inscrições para os dois certames. Os candidatos às 3.272 vagas ofertadas para os 30 cursos com início em 2017 poderão realizar suas inscrições no portal uea.edu.br.

Pré-Caluro 

No próximo dia 4 de agosto, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), lança o programa “Pré-Calouro”, um cursinho preparatório online, gratuito, para as provas do Vestibular e SIS. As aulas serão disponibilizadas no Canal da UEA no YouTube (Pré-calouro UEA) e também serão transmitidas para Manaus e municípios do Interior por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pela TV Cultura. A expectativa é atingir mais 180 mil alunos do ensino médio.

Conforme a UEA, com o Pré-Calouro, os alunos do ensino médio das redes pública e particular de educação terão acesso a aulas diárias das disciplinas oferecidas, tendo como base a larga experiência dos professores participantes desta iniciativa, aliados às mais novas tecnologias e metodologias facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo de auxiliar estudantes na preparação para os certames.

As aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia e Redação terão 30 minutos de duração e serão transmitidas pelo canal da UEA no YouTube (Pré-calouro UEA), de segunda a sexta-feira às 8h, com reprise às 19h. Além de serem transmitidas pela TV Cultura, canal 2 na tevê aberta e 13 na NET.

Publicidade
Publicidade