Publicidade
Cotidiano
Notícias

Sabatina: O povo pergunta para o candidato Chico Preto

Com a experiência de três mandatos de vereador e dois de deputado, o parlamentar concorre ao Governo 01/10/2014 às 09:58
Show 1
Candidato Chico Preto
Jornal A Crítica Manaus-AM

Assista ao vídeo aqui

OLÍVIA OLIVEIRA /SAÚDE

“Qual é a proposta para melhorar o atendimento na saúde pública, que funciona muito bem no papel, mas não na prática?”

Precisamos garantir as condições nos maiores municípios para que eles possam realizar cirurgias, que hoje trazem muitos amazonenses à Manaus para serem atendidos. Aqui na cidade de Manaus vamos construir um novo (hospital) Adriano Jorge, aumentando a quantidade de leitos e realizando um maior número de cirurgias e vamos acabar com as filas de cirurgias. Vamos levar para todas as maternidades da capital o Programa de Planejamento Familiar. Vamos transformar pelo menos um Caimi no primeiro hospital para o atendimento ao idoso que precisa de atendimento especializado e vamos construir parcerias fortes com os municípios para o melhor atendimento nas unidades básicas de saúde com respeito e por melhor atendimento digno para você e sua família.

 

LILIA COSTA /ÁREA DE LAZER

“Qual o projeto de Governo para o nosso Estado na área da educação, saúde e segurança, além da área de lazer?”

No nosso governo, em parceria com a prefeitura de Manaus, eu quero resgatar todos os campos de futebol da Zona Leste e colocá-los à disposição da comunidade com escolas de futebol e outros esportes. Mas também vamos construir o Centro de Convivência da Família na Zona Leste e implementar o PAC da Família, maior programa de prevenção ao uso e abuso de drogas, tendo a escola como porta de entrada com professores de educação física, psicólogos, assistentes sociais em toda a Zona Leste para, através do esporte, prevenir o uso e abuso de drogas. É desta maneira que a gente quer levar lazer e esporte com um foco: prevenir o uso de drogas para que os nossos jovens continuem a sonhar e as famílias continuem a ter esperança num futuro melhor.

 

LUCIANO GAMA DE LIMA /MERENDA ESCOLAR

“Como fica a situação da merenda escolar nas escolas públicas. Por que algumas escola têm merenda e outras não?”

Como governador não permitirei que falte merenda escolar na rede pública estadual de ensino. Até porque foi como deputado em 2008 que criei o Programa de Regionalização da Merenda Escolar. Merenda escolar que antes era comprada lá fora, sem qualidade, hoje é comprado aqui, produtos muito mais frescos, com maior qualidade que hoje entram, abastecem e alimentam os nossos jovens na rede pública estadual de ensino. Então, esse programa, no nosso governo, será ampliado e melhorado dentro do possível para que a merenda escolar continue a manter a sua qualidade e a cumprir um papel fundamental que é dar condições para que o aluno bem alimentado possa aprender e possa render melhor e desta feita, sair da escola com uma melhor formação para o mundo, para o mercado de trabalho.

 

LUCAS LEAL /ENSINO TÉCNICO

“Quais os investimentos para que aumentem os números de escolas técnicas e vagas nos bairros e nas cidades?”

Lucas, o ensino técnico profissionalizante será uma realidade em todas as escolas públicas estaduais de nível médio e começa com a parceria que nós vamos construir com o Sebrae para que, no primeiro ano do nível médio, todos os jovens conheçam o que é empreendedorismo, uma ferramenta indispensável nos dias de hoje para que o jovem possa aumentar a sua empregabilidade. No segundo ano, ele vai escolher um dos cursos técnicos que são cursos pesquisados no nosso mercado de trabalho para que quando ele saia no terceiro ano, estudando, adquirindo conhecimento profissional, possa sair dali com melhores condições de emprego. Esse jovem também terá na Afeam a possibilidade de tomar um financiamento de até R$ 15 mil no nosso Programa Primeira Empresa.

 

JOSÉ REIS /SEGURANÇA

“Uma pessoa tem um comércio e o carro do Ronda no Bairro passa uma ou duas vezes por dia, depois vem o ladrão e assalta”

Sei que como governador a segurança pública será o maior desafio que enfrentarei e o enfrentarei com firmeza. Ao lado dos bons policiais que honram as suas fardas e seus distintivos construiremos o melhor aparelho de segurança pública do Brasil, com investimentos técnicos, boa remuneração, diálogo constante com o único objetivo que é devolver a segurança pública à família amazonense. Além disso, vamos construir quatro novos presídios, botar um ponto final no ‘prendeu, soltou’. Garantiremos investimentos na inteligência das polícias para que possamos antecipar a ação do crime organizado e dessa maneira devolver a segurança pública das famílias amazonenses. Será dessa maneira que construiremos a segurança pública que todos nós merecemos e queremos.

 

Perfil do candidato

Marco Antônio Ribeiro da Costa, o Chico Preto, 45 anos, tem 18 anos de vida pública. Em 1996 conquistou o mandato de vereador. Reelegeu-se em 2000 e 2004. Em 2003 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Manaus. Atuou como secretário de Estado do Trabalho e Cidadania de 2003 a 2004. É deputado estadual desde 2007. Atualmente preside o PMN no Amazonas. Formado em Direito, é casado com Silvana Castro da Costa e pai de dois filhos: Antônio Silvestre, 15 anos, e Mariana, 9 anos. Foi aliado dos ex-governadores Eduardo Braga (PMDB) e Omar Aziz (PSD). Em entrevista para A CRÍTICA, o candidato disse que se afastou dos dois políticos por discordar da maneira como eles administram o Estado.

Publicidade
Publicidade