Publicidade
Cotidiano
Notícias

Saiba a diferença entre gripe e outras viroses, como se prevenir e os tratamentos

A influenza é infecção do sistema respiratório muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquiri-la várias vezes ao longo da vida 25/08/2015 às 16:00
Show 1
A presença de secreções nasais e espirros na gripe também são muito comuns
Édria Caroline Manaus (AM)

A gripe é uma infecção do sistema respiratório. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. A doença também é frequentemente confundida com outras viroses respiratórias e, por isso, o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.

Sintomas

A febre é o principal sintoma da gripe e dura em torno de três dias. Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dia, os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca. A presença de secreções nasais e espirros na gripe também são muito comuns.

Tratamento

Existem apenas medicamentos que são direcionados ao alívio dos sintomas da gripe. Os principais medicamentos sintomáticos utilizados são os analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre. Mas, medicamentos sem prescrição médica podem provocar reações indesejadas. Por isso, caso perceba esses sintomas, procure o posto de saúde mais próximo.

Prevenção

Já existem vacinas que previnem a gripe e que, segundo os médicos, é a melhor maneira de evitar a gripe. Mas uma alimentação saudável, com muitas frutas, também ajuda na prevenção. Frutas como acerola, caju, limão e laranja, ricos em vitamina C, mamão, manga, ricos em vitamina A, legumes como brócolis, espinafre e cenoura, fontes de vitamina A, também ajudam no combate à doença.

Publicidade
Publicidade