Publicidade
Cotidiano
Notícias

Saiba como identificar, tratar e prevenir a asma

Cerca de 10% da população brasileira é asmática. Ninguém sabe exatamente o que provoca asma, mas existem fatores de risco que desencadeiam a doença 29/09/2015 às 16:39
Show 1
Sintomas incluem: tosse com ou sem produção de escarro, deficiência respiratória que piora com exercício ou atividade
Édria caroline Manaus (AM)

Asma é uma doença inflamatória. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados, reagindo ao menor sinal de irritação, como a poeira. No Brasil, cerca de 10% da população é asmática.

Sintomas

Algumas pessoas têm a deficiência respiratória quase que cronicamente, que se tornam mais graves em determinados períodos e podem durar minutos ou dias.

Os sintomas incluem: tosse com ou sem produção de escarro, deficiência respiratória que piora com exercício ou atividade.

Respiração ofegante que aparece às vezes em períodos intercalados e piora à noite ou no início da manhã, desaparecendo por si mesma.

Causas

Ninguém sabe exatamente o que provoca asma, mas existem fatores de risco que desencadeiam a doença. Pessoas com casos de alergias na família tem uma predisposição genética para desenvolver quadros alérgicos no geral, e o relacionado ao pulmão é a asma. Uma pessoa que tenha algum tipo de alergia tem uma maior vulnerabilidade a ter outros tipos, dentre eles a asma. A obesidade também pode contribuir para a evolução da doença.

Tipos

A asma é classificada em quatro categorias gerais.

Grau 1: sintomas leves e intermitentes até dois dias por semana e até duas noites por mês, em geral esses sintomas são mais frequentes no inverno;

Grau 2: sintomas persistentes mais do que duas vezes por semana;

Grau 3: sintomas persistentes moderados uma vez por dia e mais de uma noite por semana;

Grau 4: sintomas graves persistentes ao longo do dia na maioria dos dias e frequentemente durante a noite.

Tratamento

Caso você identifique esses sintomas, procure um médico especialista em doenças do pulmão para iniciar o tratamento de forma precoce e correta, indicando o medicamento apropriado ao seu grau asmático. Inalações também são indicadas.

Publicidade
Publicidade