Publicidade
Cotidiano
Notícias

Saiba como identificar, tratar e prevenir a infecção urinária

Uma das principais recomendações é a ingestão de muita água 22/09/2015 às 23:21
Show 1
Beber muita água é recomendado nesses casos
Édria Caroline Manaus (AM)

A infecção urinária (ou Infecção do Trato Urinário) é um problema relativamente comum, que pode atingir homens e mulheres e se caracteriza por um processo inflamatório, causado por bactérias que entram no aparelho urinário, por motivos diversos e pode ser diagnosticada em um simples exame de urina.

Tipos

Existem quatro tipos de infecção urinária, mas duas são as mais comuns: a cistite, que é uma infecção na bexiga e mais frequente em mulheres durante o período fértil. Algumas mulheres desenvolvem cistites repetidas e a cistite repetidamente. E a uretrite, que atinge os homens, uma inflamação ou infecção na uretra.

Sintomas

Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de infecção, mas, os mais comuns são: ardência forte ao urinar, forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro, urina escura, urina acompanhada de sangue ou urina com cheiro muito forte.

Tratamento

O tratamento de infecções urinárias varia muito de acordo com o tipo de cada infecção e sua gravidade também. Geralmente, o tratamento é feito à base de antibióticos. Mas o médico também poderá receitar um analgésico para aliviar a dor e a ardência ao urinar. Ao identificar os principais sintomas, faça o exame e, caso você esteja com a infecção, procure um urologista. Ao contrário do que muita gente pensa, o médico urologista não cuida apenas do aparelho reprodutor masculino, como é o ginecologista para a mulher. Na verdade, cabe ao especialista tratar de todos os órgãos que compõem o aparelho urinário, seja em homens ou mulheres. Com o diagnóstico precoce, as chances da infecção evoluir para algo mais grave são bem menores.

Prevenção

Beba muito líquido, especialmente água;

Limpe-se após urinar para evitar que bactérias se acumulem no local e entrem no trato urinário;

Urine após relações sexuais para esvaziar a bexiga. Beba muita água para ajudar a diluir a urina também;

Use absorventes externos em vez de internos, pois alguns médicos acreditam que isso aumente a probabilidade de infecções. Troque de absorvente cada vez que for ao banheiro;

Evite usar calças muito apertadas.

Publicidade
Publicidade