DICAS

Saiba quais as áreas do Direito em evidência no mercado

Para quem está pensando em ingressar na carreira, o mercado conta com um leque vasto para a atuação profissional, incluindo nichos ainda pouco explorados, como é o caso dos Direitos Digital e Médico, dentre outros

Portal A Crítica
24/01/2022 às 20:21.
Atualizado em 08/03/2022 às 16:00

A carreira na área Jurídica é uma das mais procuradas e apesar de ser tradicional é um segmento que está em constante evolução, acompanhando as necessidades da sociedade. Para quem está pensando em ingressar na carreira, o mercado conta com um leque vasto para a atuação profissional, incluindo nichos ainda pouco explorados, como é o caso dos Direitos Digital e Médico, dentre outros.

Segundo o Advogado e Professor de Direito Constitucional da Faculdade Santa Teresa, Anderson Fonseca, atualmente há muitos profissionais trabalhando nas áreas consideradas clássicas, enquanto existem diversas opções de novos mercados que precisam ser mais explorados. “No curso de Direito da Santa Teresa temos esta preocupação de apresentar aos acadêmicos todas as áreas disponíveis para atuação. Desta forma, esperamos que os estudantes façam boas escolhas e melhor se adéqüem às necessidades contemporâneas”, afirmou.

A instituição possui um Projeto Político Pedagógico (PPP) inovador e que se destaca entre as grades curriculares oferecidas no mercado. O projeto se propõe a levar aos alunos tudo o que está sendo debatido na atualidade. Todo o conteúdo alia teoria à prática, através de técnicas pedagógicas que desenvolvem a oralidade, o pensamento crítico e a iniciação científica.

De acordo com o Professor Anderson Fonseca, observando o panorama atual e levando em conta o período de pandemia que a sociedade ainda vivencia, cinco áreas do Direito terão especial destaque nos próximos anos. A primeira delas é a do Direito Médico, que regulamenta as leis que irão balizar as atividades dos profissionais e instituições de saúde.

Outro segmento muito forte e que já vem crescendo consideravelmente é o Direito Digital, extremamente necessário para estabelecer regras para as relações na internet, atentando para aspectos como privacidade e crimes digitais, além de toda regulação do segmento do entretenimento gamer.    

Anderson Fonseca cita também a Mediação como uma área promissora no mercado jurídico. “É fato que o judiciário brasileiro atua com sobrecarga e é cada vez mais necessário buscar instrumentos alternativos de solução de conflitos. Nesse contexto, a mediação se aplica e é muito eficiente”.

Ele também destaca também o Direito Ambiental, já que a sustentabilidade e o impacto das ações humanas, preservação, cumprimento de leis nacionais e internacionais estão nas principais pautas do dia desta área jurídica.

Por último, cita o Direito do Agronegócio. “Toda atividade agrária do ponto de vista jurídico sofreu forte impacto durante o início e transcorrer da pandemia, demonstrando uma clara necessidade de ser melhor regulamentada, em toda a cadeia do setor: produtores de insumos, logística, armazenagem, financiamento e consumo”, relacionou.

De acordo com o professor, não faltam desafios àqueles que desejam se aprofundar e explorar as novas vertentes de atuação jurídica, basta dedicação e estudo, além é claro de uma boa orientação a carreira.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por