Publicidade
Cotidiano
Notícias

SAMU será expandido para o interior do AM

O anúncio foi feito pelo secretário da Susam, Wilson Alecrim. O projeto de expansão engloba os 62 municípios do Amazonas. 10/04/2013 às 18:57
Show 1
Serviço será expandido para toda a Zona Metropolitana até o fim do ano
acritica.com Manaus (AM)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será implantado nas 26 cidades que fazem parte da Região Metropolitana Ampliada de Manaus. O anúncio da expansão do serviço foi feito nesta quarta-feira (10), pelo secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, durante apresentação no Seminário de Acolhimento de Gestores Municipais de Saúde 2013.

O serviço deve iniciar até o final deste ano, passando a dar cobertura a todos os 62 municípios do Amazonas. Atualmente, o SAMU funciona apenas na capital amazonense.

O secretário informou que o SAMU 192 Manaus Metropolitano atuará de forma integrada e sob a coordenação da base instalada na capital.

O projeto prevê, também, a disponibilização de Unidades de Suporte Básico Terrestre e Fluvial e Unidades de Suporte Avançado Terrestre, para a remoção de pacientes para as unidades da capital ou para os municípios de referência no interior. Nos municípios que tem ligação por estradas, o transporte será feito em ambulâncias terrestres, e nos outros também serão disponibilizadas as ambulanchas.

Também será disponibilizado o serviço de remoção de pacientes graves com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea.

“Esse serviço vem atender as necessidades identificadas, uma vez que o número de pacientes com traumas graves tem aumentado, devido aos acidentes de trânsito, principalmente, envolvendo as motocicletas. Esses pacientes precisam do acompanhamento especializado oferecido na capital”, afirmou Alecrim.

Publicidade
Publicidade