Domingo, 17 de Novembro de 2019
Notícias

SAMU será expandido para o interior do AM

O anúncio foi feito pelo secretário da Susam, Wilson Alecrim. O projeto de expansão engloba os 62 municípios do Amazonas.



1.jpg Serviço será expandido para toda a Zona Metropolitana até o fim do ano
10/04/2013 às 18:57

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será implantado nas 26 cidades que fazem parte da Região Metropolitana Ampliada de Manaus. O anúncio da expansão do serviço foi feito nesta quarta-feira (10), pelo secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, durante apresentação no Seminário de Acolhimento de Gestores Municipais de Saúde 2013.

O serviço deve iniciar até o final deste ano, passando a dar cobertura a todos os 62 municípios do Amazonas. Atualmente, o SAMU funciona apenas na capital amazonense.



O secretário informou que o SAMU 192 Manaus Metropolitano atuará de forma integrada e sob a coordenação da base instalada na capital.

O projeto prevê, também, a disponibilização de Unidades de Suporte Básico Terrestre e Fluvial e Unidades de Suporte Avançado Terrestre, para a remoção de pacientes para as unidades da capital ou para os municípios de referência no interior. Nos municípios que tem ligação por estradas, o transporte será feito em ambulâncias terrestres, e nos outros também serão disponibilizadas as ambulanchas.

Também será disponibilizado o serviço de remoção de pacientes graves com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea.

“Esse serviço vem atender as necessidades identificadas, uma vez que o número de pacientes com traumas graves tem aumentado, devido aos acidentes de trânsito, principalmente, envolvendo as motocicletas. Esses pacientes precisam do acompanhamento especializado oferecido na capital”, afirmou Alecrim.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.