Quarta-feira, 08 de Julho de 2020
bem-estar

Saúde capilar - como os hormônios podem interferir na beleza dos cabelos

Níveis alterados de alguns hormônios podem interferir diretamente no ciclo capilar, deixando-os frágeis, sem brilho e causar quedas



vida0331-002f_1CC73506-70D2-408B-8F6F-F3D1E5D58054.jpg (Foto: Divulgação)
31/05/2020 às 11:06

Manter corpo e mente em equilíbrio é fundamental para dispor de saúde e bem-estar. No entanto, com a rotina frenética da vida moderna, ou ainda diante das incertezas causadas pela pandemia do novo coronavírus, a produção de hormônios pode ser alterada, sendo capaz, inclusive, de influenciar na saúde dos cabelos.

De acordo com o dermatologista tricologista, Pablo Cirino, o controle hormonal é fundamental para todas as fases de crescimento capilar. Eles influenciam desde o nascimento, mantendo quase 100% dos fios em crescimento intenso, até as alterações durante a puberdade.



“Quando todos os hormônios atuam em harmonia, vemos um crescimento saudável com fios de boa espessura, com brilho, com uma taxa de crescimento que gira em torno de 1,3 cm por mês. Sabemos que isso é variável em relação a cada pessoa, raça e época do ano. Por isso uma consulta anual com seu dermatologista é tão importante para definir o normal para o seu caso”, esclarece Pablo Cirino. 

Hormônios

O dermatologista ressalta que mulheres e homens possuem basicamente os mesmos hormônios que influenciam no cabelo, porém eles atuam de maneira e intensidade diferentes dependendo do hormônio. “O estrógeno e prolactina presentes em maiores quantidades nas mulheres vão ter um papel importante no ciclo capilar feminino, principalmente no período da gestação. Já nos homens, os andrógenos, testosterona e seu metabólito, Di-hidrotestosterona, têm um efeito paradoxal, ao mesmo tempo que estimulam o crescimento de pelos corporais como face, peito e braços, também estimulam a queda dos fios da cabeça, causando a conhecida calvície”, destaca Pablo Cirino.

Nesse sentido, o especialista explica que alguns hormônios têm mais influência que outros. Estudos recentes mostram que a melatonina, prolactina, estrógenos, hormônio estimulante de melanócitos (MSH) têm seu papel no ciclo folicular. Assim como os andrógenos, que são hormônios sexuais, a testosterona, di-hidrotestosterona (DHT) e derivados que estão relacionados com a calvície.

Os hormônios produzidos pela tireoide também podem ser responsáveis pelo crescimento e queda capilar, assim como atuar na cosmética do cabelo. Deixando mais quebradiço, sem brilho e com cor opaca, observado em alguns distúrbios como o hipertireoidismo, que é uma produção exacerbada desses hormônios. 

Fatores emocionais

De acordo com o dermatologista, a pele e o sistema nervoso estão intrinsicamente ligados. O estresse intenso está relacionado com o aumento do cortisol, um hormônio relacionado ao estresse, o qual também impacta na qualidade do fio e nas mudanças do ciclo capilar.

“Estresses emocionais que geram preocupações extremas e alto grau de ansiedade, como esse que estamos vivendo de pandemia devido ao Covid-19, podem interromper a fase de crescimento capilar levando uma queda de até 30% de todos os nossos fios. Esse fenômeno ocorre por volta de dois a três meses após o estresse emocional”, afirma Pablo Cirino.

Contudo, o médico explica que o estudo dos cabelos é complexo e precisa de análises profundas, desde uma análise com aparelhos especializados até uma bateria de exames laboratoriais específicos para avaliar o sistema endócrino, bem como a parte sanguínea e de vitaminas e minerais. Esse equilíbrio, por vezes, pode ser realizado de forma multidisciplinar, envolvendo outras especialidades médicas como ginecologia e endocrinologia. 

Portanto, diante do exposto, fica o alerta: se seu cabelo crescia normalmente e nos últimos anos você corta com menos frequência, está mais frágil e sem brilho, você pode estar diante de alguma alteração hormonal que vale a pena investigar.

Dermatologista Pablo Cirino é especialista em Tricologia 

Onde encontrar: @cavalcantecirino_dermatologia

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.