Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
publicidade
publicidade

Notícias

Saúde: Ministro inicia neste sábado (27) campanha de vacinação em Amaturá

A campanha que é denominada “Vacinação dos Povos Indígenas e o mês de Vacinação das Américas”, deve atender 155.907 índios


27/04/2013 às 13:08

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abre neste sábado (27), no município de Amaturá (a 910 quilômetros de Manaus)  o mês de “Vacinação dos Povos Indígenas e o mês de Vacinação das Américas”.  Padilha fará uma visita à Aldeia Santa Inês, no município de São Paulo de Olivença.  O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, acompanhará o ministro.

O mês de vacinação dos povos indígenas faz parte de uma estratégia para assegurar a vacinação dessa população, contra o vírus da influenza. Segundo a coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), no Amazonas, devem ser vacinados 155.907 índios.

A coordenadora estadual do PNI, Izabel Nascimento, explica que, durante a ação, as equipes de vacinadores aproveitam para atualizar o calendário de vacinação dos indígenas, imunizando aqueles que não estão com o calendário em dias. “As equipes são orientadas a levar todas as vacinas, avaliar a cartão de vacinação e atualizar a imunização de quem estiver com o esquema atrasado”. A vacinação dos povos indígenas será feita pelas equipes do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).

O mês de vacinação das Américas é outra estratégia, em parceria com os países da América. A proposta é fazer a vacinação no mesmo período, em todos os países da região, para garantir que a população esteja protegida contra o vírus da gripe.

No Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe deste ano teve início no dia 15 de abril e segue até o dia 10 de maio. No Amazonas a meta é imunizar 616.805, considerado os sete grupos prioritários definidos como público-alvo da ação: grávidas, indígenas, crianças menores de dois anos, idosos, puérperas (mulheres que tiveram bebês nos últimos 45 dias), profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas. Até o momento, no Estado, foram vacinadas 299.000 pessoas, o que representa 48% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 80%.

O Amazonas concentra a maior população indígena do Brasil, tendo municípios, como São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), tento mais de 90% da população formada por índios.

publicidade
publicidade
Autoexame da mama não substitui exame clínico, diz Ministério da Saúde
Vacinar os bebês ajuda a proteger toda a família, explicam especialistas
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.