Publicidade
Cotidiano
Inovação

Com novo conceito de gestão de transporte sustentável, Scania amplia área de atuação

Logística ganha a cada dia mais destaque no planejamento e investimento das empresas, deixando para trás a imagem de "área suporte" 03/10/2017 às 09:53
Show scania pina4
Centro de Distribuição de Peças da Scania em Vinhedo, próximo a Campinas, exporta as peças para reposição em caminhões da marca em toda a América Latina. Foto: Rogério Pina
Rogério Pina São Paulo*

Antes ligada apenas à imagem de montadora de caminhões, a Scania agora trabalha com o conceito de gestão de transporte sustentável. Há 60 anos no Brasil, a empresa continua atuando com montagem, manutenção e distribuição de peças para veículos pesados, mas ampliou a atuação para o que chama de soluções para transporte.

Nesse meio, aparece a logística, que cada vez mais ganha destaque nas empresas, deixando para trás a imagem de área suporte. “O destaque está em integrar os conceitos de sustentabilidade e inovação aos desafios que enfrentamos no setor de transporte”, afirma Laurent Garnier, que comanda o Centro de Distribuição de Peças da Scania em Vinhedo, próximo a Campinas, de onde partem as peças para reposição em caminhões da marca em toda a América Latina – do Brasil até o México, passando por Argentina, Peru e Colômbia.

Segundo o vice-presidente de Logística da Scania para a América Latina, Marcello Galão, as soluções de transporte atualmente passam, invariavelmente, por gestão sustentável e investimento em dados para melhorar a gestão do negócio – da Scania e do cliente.

Ele também destacou a parceria com universidades, o investimento na realização do InovathonLogisticsChallenge e a busca por inovações para a Scania, procurando inserir as novas gerações nesse processo.

Logística

A logística é responsável por prover recursos e informações para a execução de todas as atividades de uma organização. Este setor administra desde recursos materiais e financeiros até pessoas e informação, a gestão decompras, a entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição de produtos e peças, monitorando as operações e gerenciando informações.

 

* O repórter viajou a convite da Scania Brasil

Publicidade
Publicidade