Terça-feira, 15 de Junho de 2021
Projeto na Aleam

Se aprovado, censo de animais poderá ser realizado a cada dois anos no AM

O projeto foi encaminhado à Casa nesta segunda-feira (3) a pedido da deputada licenciada Joana Darc (PL). O censo visa garantir a promoção de ações de localização, cadastro e orientações sobre o cuidado e controle de zoonoses



show_caes-e-gatos_0EACADB2-D83B-434F-8428-9F06C2FF92D6.jpeg Foto: Divulgação
05/05/2021 às 16:33

Projeto de autoria governamental que tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) quer criar um censo populacional de animais domésticos que pode ser executado a cada dois anos no Amazonas.

O projeto foi encaminhado à Casa nesta segunda-feira (3) a pedido da deputada licenciada Joana Darc (PL). O censo visa garantir a promoção de ações de localização, cadastro e orientações sobre o cuidado e controle de zoonoses.



Outra preocupação da matéria é coletar dados estatísticos que servirão para o controle e fiscalização da densidade da população animal doméstica.

Segundo a redação do projeto, os dados coletados no censo serão publicados no Diário Oficial do Estado. A lei prevê a aplicação de um formulário de pesquisa que deverá ser aplicado com perguntas sobre o número de animais domésticos, sexo do animal, as condições reprodutivas do animal e o tipo de alimentação consumida pelo animal, além do período em que é fornecida.

A proposta de lei estabelece a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) responsável pela adoção das ações necessárias à realização do censo. O projeto é oriundo de um requerimento da deputada que também é líder do governo na Assembleia.

Foi apresentado desta forma por adentrar em competência privativa do Executivo do Estado. A propositura não estabelece quanto seria necessário para a execução desse censo realizado a cada dois anos no estado.

A deputada Joana Darc milita na causa de defesa dos direitos dos animais. Ao receber o diploma de posse no cargo, a deputada posou para as fotos com um pet no colo. Atualmente, Joana cumpre licença maternidade.

A Sema se mostrou favorável à aplicação da proposta, caso seja aprovada na ALE-AM. A secretária executiva de gestão ambiental e o titular da pasta manifestaram aprovação por meio de nota técnica.


Mais de Acritica.com

15 Jun
WhatsApp_Image_2021-06-15_at_20.54.40_91E6878E-6D07-4166-9A69-6811292E621D.jpeg

Homem é morto a tiros e outro fica ferido na Compensa

15/06/2021 às 21:03

Felipe Siqueira Pereira, 30, foi morto a tiros na rua Cristo Rei, situada no bairro Compensa, Zona Oeste da cidade, na noite desta terça-feira (14). O primo dele, Wilian Siqueira Pereira, 36, foi atingido por disparos de arma de fogo ao entrar em luta corporal contra o assassino no intuito de salvar o familiar. 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.