Publicidade
Cotidiano
Notícias

Sebrae e Abrasel promovem evento de gastronomia com receitas à base de pirarucu

A Mostra Gastronômica do Pirarucu de Cativeiro será realizada nos dias 8 e 9, no Studio 5 Centro de Convenções, para estimular o consumo do peixe na culinária regional 05/09/2014 às 22:21
Show 1
O Boteco do Jef, campeão em 2013, busca o "bi" com uma seleção de bolinhos intitulada "Hexa Brasil"
acritica.com* ---

Um dos mais nobres peixes de nossa região, o pirarucu, será o centro das atenções na próxima semana, em Manaus. A cidade sedia, pela primeira vez, a Mostra Gastronômica do Pirarucu de Cativeiro nos dias 8 e 9, no Studio 5 Centro de Convenções. O lançamento ocorre na segunda-feira, às 18h, nas salas 2 e 3.

A ação é resultado de iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae) com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM) e tem por finalidade apresentar a potencialidade desta espécie de pescado, estimular o consumo do produto na culinária regional e promover a atividade econômica na região.

Na agenda da programação está previsto o tradicional serviço de degustação de variados pratos produzidos com pirarucu. O pescado a ser utilizado na produção de pratos regionais é proveniente do Projeto Estruturante Pirarucu da Amazônia, implantado pelo Sebrae Nacional em todos os Estados da região Norte (Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).


O objetivo do projeto é consolidar a pesquisa e a tecnologia para reprodução em cativeiro; difundir as técnicas de cultivo e manejo; tornar conhecido sua culinária em outras regiões; bem como viabilizar economicamente sua produção e comercialização de forma a aumentar a demanda do produto, por baixo impacto ambiental, valorando desta forma a cadeia produtiva da piscicultura.

Cada Estado da região mantém unidades demonstrativas de criação e reprodução do pirarucu. No Amazonas, o projeto beneficia 22 criadores de Manacapuru, 1 de Iranduba e 1 de Itacoatiara. Nas localidades, os produtores contam com apoio de órgãos de pesquisa e acompanhamento de especialistas e aprendem novas técnicas de manejo e aplicação de tecnologias, tais como: manejo genético e reprodutivo; rastreabilidade com chip; treinamento e técnicas de engorda e crescimento da espécie.

Semana da Qualidade

Abrasel e Sebrae vão promover dentro da Mostra  Gastronômica , a II Semana da Qualidade Abraseentre os dias 8 a 12 de setembro, no  auditório do Studio 5, com ênfase na qualificação profissional de quem trabalha no setor de bares e restaurantes.

Para a presidente da Abrasel Amazonas, Janete Fernandes, a qualificação profissional é uma das prioridades para os restaurantes associados à entidade. “A promoção da II Semana da Qualidade é mais uma oportunidade para que os restaurantes possam aprender novas técnicas e conhecer experiências de sucesso”, destacou presidente.

Na programação da Semana, estão inclusos os  workshops  “Gestão Lucrativa de Cardápios”  e “Gestão  Lucrativa Financeira”, cada turma com 25 empresários, os quais acontecerão de 8 a 11;  o  curso  de Maître (8 a 12), com vagas para 30 participantes; e  duas turmas de Oficina de Battuta Chopeiro (uma no dia 9 e outra no dia 10).    

Na terça-feira (9), o empresário e chef Marcos Livi, do restaurante  paulista Veríssimo,  fará uma palestra show com o tema “Empreendedorismo, Degustação e Receita”, destinada a empresários e chefs de restaurantes associados da Abrasel.

*Com informações da assessoria

Publicidade
Publicidade