Publicidade
Cotidiano
Notícias

Secretaria de Cultura organiza estrutura de segurança para desfiles e Carnaboi

A expectativa da SEC é que cerca de 100 mil pessoas estejam no Sambódromo para assistir aos desfiles das Escolas do Grupo Especial e outras 100 mil pessoas compareçam em cada noite do Carnaboi. 05/02/2013 às 15:44
Show 1
Multidão é esperada no sambódromo para desfiles das escolas de samba e para o carnaboi
acritica.com Manaus (AM)

Os desfiles das Escolas de Samba de Manaus começam quinta-feira (7) no Centro de Convenções, o Sambódromo, e seguem até sábado (9). A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) montou uma infraestrutura para dar segurança e comodidade aos foliões do samba e também do Carnaboi, que invade o local com muita toada nos dias 11 e 12.

Com relação ao trânsito, na quinta-feira (7) e sexta-feira (8) a Avenida Pedro Teixeira estará aberta a veículos, mas as Avenidas do Samba e Belmiro Vianez serão fechadas, inclusive no sábado (9). Seguindo também na segunda-feira (11) e terça-feira (12) de fevereiro.


No primeiro dia de desfile do Grupo Especial, a Avenida Pedro Teixeira será totalmente fechada para trânsito de veículos. Já a Rua Lóris Cordovil será também fechada à meia-noite de sábado (9) para o transporte e trânsito das alegorias e carros das Escolas do Grupo Especial.


Outra resolução é a proibição da venda de bebidas e qualquer outro produto por ambulantes na avenida Pedro Teixeira, entre a Constantino Nery e a Vila Olímpica.


Aparato de segurança

No quesito segurança, mais de mil policiais, 130 bombeiros, 120 agentes de trânsito, além de profissionais das áreas da saúde, fiscalização, mercados e feiras, limpeza pública, Poder Judiciário e viaturas, ambulâncias e outros veículos de apoio, estarão participando da operação nas cinco noites de festa.


Dezesseis câmeras farão o monitoramento do público nos portões, arquibancadas e demais áreas comuns e as imagens serão repassadas para uma central de gestão integrada onde estarão representantes de todas as instituições.

Video de orientação

No desfile de Carnaval e no Carnaboi deste ano, será a apresentação de um vídeo institucional nos telões da Passarela do Samba mostrando ao público a localização das saídas de emergência, postos médicos, policiais e outras informações referentes à infraestrutura e atendimento. As mensagens também serão transmitidas pelo sistema de som no intervalo das apresentações e desfiles.

A mesma estrutura será utilizada nas apresentações das agremiações dos grupos de acesso A, B e C (7 e 8), quando se espera um público de até 50 mil espectadores.


Publicidade
Publicidade