Terça-feira, 18 de Junho de 2019
ATENDIMENTO ITINERANTE

Secretaria de Segurança Pública do AM ganhará base móvel fluvial

O barco abrigará uma delegacia móvel e fica pronto em outubro. O anúncio foi feito este fim de semana, pelo governador José Melo, durante visita a três embarcações do serviço de Pronto Atendimento Itinerante (PAI)



EDILENE08883.jpg Ao lado da primeira-dama e presidente de honra do FPS, Edilene Gomes de Oliveira, Melo fez a vistoria nos barcos. Foto: Divulgação / SECOM
22/01/2017 às 19:06

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai ganhar uma base móvel fluvial. O barco abrigará uma delegacia móvel e fica pronto em outubro. O anúncio foi feito este fim de semana, pelo governador José Melo, durante visita a três embarcações do serviço de Pronto Atendimento Itinerante (PAI) que estão sendo reformadas com recursos do Fundo de Promoção Social (FPS).

Os barcos sociais ficam prontos em março e seguirão no mesmo mês para as ações de assistência social e médica nas comunidades e municípios do interior do Amazonas. Ao lado da primeira-dama e presidente de honra do FPS, Edilene Gomes de Oliveira, Melo fez a vistoria nos barcos, ancorados na sede da empresa Juruá Estaleiros e Navegação Ltda., no Cacau Pirêra.

Itinerário 
As ações sociais realizadas através do barco começam pelos municípios da calha do Juruá, Purus e Solimões. Depois seguem para as cidades das calhas do Madeira e Rio Negro de modo a oferecer atendimento à população de todo o Estado.

“Esses barcos estarão inseridos no programa macro Todos Pela Vida. Prestam um serviço indispensável à população”, disse o governador.

A reforma dos barcos Puxirum I, Puxirum II e Zona Franca Verde está orçada em R$ 5.320.326,00.  Haverá  reforço no casco, melhoria no sistema de hidráulica, substituição de iluminação e de motor marítimo. Em andamento, ainda, estão a recuperação do piso, do forro de PVC, de cabeamento e do guincho manual dos três barcos. 

“Com o PAI, o Governo do Amazonas leva serviços de cidadania para as populações mais afastadas do interior, que enfrentam uma série de dificuldades de acesso devido às grandes distâncias de nosso Estado. Nossa meta é garantir que a grande parte dos municípios seja atendida com a renovação e reforma na frota deste projeto”, afirmou Edilene.

Cidadania
As embarcações, coordenadas pela Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), oferecem serviços de cidadania gratuitos para a população do interior, em especial as comunidades rurais e indígenas com difícil acesso às políticas públicas. 

No PAI, é possível se inscrever em serviços de previdência social, expedir documentos, como RG, CPF, certidão de nascimento e carteira de trabalho, além de receber atendimento médico, odontológico e retirar remédios. Em uma única viagem, um barco atende mais de 12 mil pessoas.

 Conheça todos os serviços disponibilizados no PAI

 Serviços previdenciários – INSS:

 -Aposentadoria (por idade, invalidez e tempo de contribuição);

 -Pensão por morte;

 - Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente;

 -Salário-maternidade; 

-Salário-família;

-Auxílio-doença;

-Auxílio-reclusão;

-Auxílio-acidente;

 Emissão de documentos:

 -Certidão de nascimento 1ª e 2ª vias;

-CTPS 1ª via digitalizada e 2ª vias;

-RG 1ª via “on line” (confeccionada e entregue no próprio barco);

-Emissão de RG 2ª via (confeccionada em Manaus e entregue posteriormente);

-Emissão de CPF;

-Certificado de Alistamento Militar;

-Certificado de Dispensa de Incorporação;

-Atestado de Desobrigado;

-Certificado de Isenção;

 Atendimento de Saúde:

-Clínico Geral (com disponibilização dos remédios receitados);

-Odontólogo (dentista);

 Outros:

-Fotografia;

-Plastificação;

-Reprografia;

-Cinema (no auditório do barco, após o expediente);

-Promoção e Defesa de Direitos (DPDD);

-Articulação dos Povos Indígenas (FEI);

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.