Publicidade
Cotidiano
Notícias

Secretaria Municipal de Finanças lança novo portal para reduzir burocracia

Nova ferramenta da internet deve tornar a vida do contribuinte mais prática com a disponibilidade de 150 serviços   07/03/2015 às 19:10
Show 1
Segundo secretário Ulisses Tapajós, objetivos são aumento da arrecadação, redução de custeio e modernização dos processos
Natália Caplan Manaus (AM)

Pagar ou alterar a titularidade do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), emitir notas fiscais avulsas e certidão negativa de débito. Estes são apenas alguns dos 150 serviços da Secretaria Municipal de Finanças (Semef) disponíveis na Internet, por meio do “Semef Atende”. Basta acessar o endereço eletrônico www.semefatende.manaus.am.gov.br. De acordo com o titular da secretaria, Ulisses Tapajós, o objetivo é disponibilizar ferramentas práticas.

“Nós temos três grandes prioridades: o aumento da arrecadação municipal, a redução dos gastos com custeio e modernizar os nossos processos de forma a oferecer conforto aos contribuintes. Para isso, temos cinco processos que já estão sendo usados pelas empresas, profissionais liberais e outros cidadãos da sociedade. E, até o fim do ano, teremos muito mais novidades”, diz.

Segundo ele, tudo foi planejado para facilitar a vida do contribuinte e acabar totalmente com a dependência excessiva de papelada. “Acabou a época da caneta e do papel carbono”, brincou, ao ressaltar que o Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged) não apenas beneficiou a população, mas “transformou completamente a Semef”, melhorando a logística e diminuindo a burocracia.

“O Siged tem a função de fazer com que todos os nossos processos físicos — papéis que precisavam ser transportados de um lado para o outro, o que gera gastos com motoboy e necessidade de espaço físico para guardá-los —, sejam informatizados. Não trabalhamos mais com papel, somente processos virtuais”, afirma, ao citar mais dois serviços disponíveis no portal: consulta de dados cadastrais de imóveis e à legislação tributária municipal.

Publicidade
Publicidade