Publicidade
Cotidiano
Notícias

Secretarias de ensino alertam para prazos em escolas públicas do Amazonas

Pais e responsáveis precisam ficar atentos aos prazos estabelecidos para matrículas e transferências de alunos 30/12/2014 às 12:00
Show 1
Vagas para novos alunos da rede estadual e municipal de ensino serão disponibilizado em janeiro. Ano letivo começa em fevereiro
nelson brilhante Manaus (AM)

Os processos de matrícula, rematrícula e transferências de alunos da rede pública de ensino estão transcorrendo dentro do previsto, mas as assessorias das secretarias Estadual e Municipal de Educação chamam a atenção dos pais e responsáveis para os prazos estabelecidos, para não passarem por transtornos ou não comprometerem o estudo de seus filhos e dependentes.

No próximo ano letivo as aulas da rede municipal de ensino começam dia 6 de fevereiro, enquanto na rede estadual as aulas começam mais cedo, no dia 4 de fevereiro.

Hoje termina o prazo para transferência por reordenamento para alunos da rede municipal de ensino. Esse é o caso em que o aluno precisa mudar de escola porque a atual não oferece a série seguinte (há estabelecimentos onde só funciona de 1ª a 5ª séries do Ensino Fundamental). Já o período de transferência de escola por opção se estenderá até o dia 16 de janeiro.

O secretário municipal de educação, Humberto Michilles, garantiu que todos os professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental terão direito à Hora de Trabalho Pedagógico (HTP), um benefício usufruído por professores que ensinam do 6º ao 9º ano.

A HTP assegura ao professor o direito de ficar uma hora por semana (sexta-feira) fora da sala de aula, mas dentro da escola, para elaborar aulas, produzir e corrigir provas, além de aproveitar para conversar com os pais dos alunos.

ESTADUAL

Para as escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as rematrículas iniciarão no dia 05 e serão concluídas no dia 08 de janeiro de 2015.

Na sequência, entre os dias 09 e 12 de janeiro, ocorrerão as transferências das escolas sem continuidade de ensino (reordenamento); nos dias 15 e 16 de janeiro serão processadas as transferências por interesse particular. E por fim, entre os dias 19 e 22 de janeiro serão efetivadas as matrículas para novos alunos (aqueles que não estudaram na rede pública neste ano). O prazo limite para matrícula de alunos retardatários é dia 23 de janeiro. As aulas começam em toda a rede estadual no dia 4 de fevereiro e se estenderão até 11 de dezembro de 2015.

Publicidade
Publicidade