Publicidade
Cotidiano
Notícias

Secretário de Saúde comenta assaltos a UBS's em Manaus

Em média 60 pessoas deixam de ser atendidas por dia quando uma “casinha de saúde” é assaltada. O quantitativo aumenta para mil pacientes quando o alvo são as Unidades Básicas de Saúde 16/09/2014 às 20:40
Show 1
O secretário Homero de Miranda Leão disse que o assaltante da UBS localizada na rua Alameda A, Lago Azul foi identificado e a polícia está à sua procura
Jhonny Lima Manaus (AM)

Mais de 60 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) foram assaltadas desde janeiro deste ano na cidade, sendo que 10 delas foram atacadas por assaltantes somente nos últimos sete dias, o mais recente aconteceu na manhã desta terça-feira (16), na UBS N-56, no Lago Azul, Zona Norte.

O clima de insegurança tem causado pânico entre pacientes, funcionários das unidades básicas e até mesmo nos médicos. O Secretário Municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão, classifica como uma “epidemia” os crescentes casos de roubos, que fizeram as 10 UBSs fecharem as portas no dia de ontem por conta desse problema.

“Em mais de 30 anos trabalhando na área de saúde nunca vi as unidades sofrerem frequentes assaltos e roubos, além dos médicos, todos estão apavorados”, esclareceu o secretário ao acrescentar que foi enviado ontem um oficio para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Polícia Militar solicitando reforço policial nas 243 UBS existentes na Capital.

Zona Norte

Nesta terça-feira (16), por volta das 7h30, a UBS N-56, localizada na rua Alameda A, Lago Azul, foi assaltada por uma pessoa armada. Segundo informações da moradora Kátia Lima, o assaltante entrou na unidade básica a procura do médico, mas como ele não havia chegado os pacientes foram assaltados. “Ele (assaltante) bem queria levar o carro do médico que é um ‘carrão’”, disse a moradora.

De acordo com a gerente do Distrito de Saúde Norte, Luciana Fabrício, desde maio deste ano, 15 Boletins de Ocorrências foram registrados devido aos assaltos. Só da última sexta-feira (16) até hoje, três UBS foram assaltadas.

Unidades assaltadas

Alfredo Campos - Zumbi

Leonor Freitas - Compensa

Djalma Batista - Compensa

Geraldo Magela - Armando Mendes

UBS N-56 - Lagoa Azul

UBS N-34  - Novo Israel

UBS N-27 - Monte das Oliveiras

UBS N-50 - Cidade Nova

UBS São Francisco

UBS Frank Calderon - Raiz, Aterro do Quarenta


Leia mais na edição de quarta-feira (17) do Jornal A CRÍTICA

Publicidade
Publicidade