Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Notícias

Secretário de Saúde do AM vai à Brasília falar com ministro sobre investimentos para o Estado

Entre assuntos na pauta estão investimentos para a Fundação Cecon e o credenciamento do Amazonas para a realização de transplantes cardíacos


19/01/2016 às 12:25

O secretário estadual de Saúde (Susam), Pedro Elias de Souza, vai à Brasília nesta quarta-feira (20) para conversar com o ministro da Saúde Marcelo Castro sobre investimentos para o Estado.

Entre os assuntos na pauta do encontro estão investimentos para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o credenciamento do Amazonas para a realização de transplantes cardíacos, entre outros. A reunião acontecerá às 15h (horário Brasília), na sede do Ministério da Saúde.

“Quando o ministro esteve no Amazonas, em novembro passado, para evento em Tabatinga, tivemos uma conversa prévia sobre envolvendo estes temas. Ele disse que gostaria de aprofundá-los e, na semana passada me ligou, marcando a reunião para esta quarta-feira”, explicou Pedro Elas.

A Fundação Cecon faz diagnóstico e tratamento de câncer para a Amazônia Ocidental. Segundo o Governo do Estado, uma série de medidas será implementanda na FCecon frente à demanda crescente pelos serviços da instituição.

“Quero apresentar ao ministro de forma mais detalhada as informações que demonstram a importância da FCecon não apenas para o estado, mas para toda a região, pois hoje recebemos pacientes para tratamento oncológico até dos países fronteiriços. O Governo do Amazonas tem procurado priorizar investimentos na instituição, mas o Governo Federal tem programas que podem ajudar no fortalecimento deste serviço que é tão essencial”, disse Pedro Elias.

publicidade

O secretário disse que o Amazonas apresentou um projeto básico e foi contemplado no Programa de Expansão da Radioterapia no SUS, lançado pelo Ministério da Saúde. “Iremos receber do Ministério um acelerador linear utilizado para o tratamento do câncer com radioterapia. Será o nosso segundo equipamento do tipo, já que o Estado está finalizando os preparativos para colocar em funcionamento um primeiro acelerador, adquirido com recursos de convênio federal e contrapartida do Estado”, explicou o secretário.

Outro assunto que o gestor amazonense deve tratar com o ministro Marcelo Castro é o processo de credenciamento do programa de transplante cardíaco, na Fundação do Coração Francisca Mendes. O processo está tramitando no Ministério desde o ano passado, aguardando a homologação.

“Além destes assuntos mais voltados para os interesses do Estado, vou aproveitar a reunião com o ministro para discutir um tema que é de grande importância para o conjunto dos estados da região Norte, que é a revisão da tabela MAC (Média e Alta Complexidade)”, destacou Pedro Elias. Hoje, os estados da região Norte recebem repasses inferiores ao restante do país e reivindicam um alinhamento desses valores.

Além disso, outro tema que o secretário pretende debater com o ministro da Saúde é as estratégias visando ao fortalecimento das ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.

*Com informações da assessoria de imprensa

publicidade
publicidade
Federação de Jiu-Jitsu realiza 8ª edição do Warrios No Gi neste sábado (27)
Alunos de escola municipal no bairro São Francisco ainda não iniciaram ano letivo
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.