Publicidade
Cotidiano
REUNIÃO COM O MINISTRO

Sérgio Fontes já está em Brasília para encontro com representantes de segurança

O secretário de Segurança Pública do Amazonas pretende pedir mais atenção do Governo Federal sobre as fronteiras do estado e da crise do sistema penitenciário 16/01/2017 às 20:54 - Atualizado em 16/01/2017 às 21:02
Show show sergio fontes
Foto: Arquivo AC
Amanda Guimarães Manaus (AM)

O secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, já está em Brasília para participar de uma reunião com representantes estaduais de segurança do País, nesta terça-feira (17). A convocação do encontro foi feita pelo Ministro de Justiça, Alexandre de Moraes, no último dia oito, após as rebeliões nos presídios brasileiros.

Por telefone, o secretário Sérgio Fontes informou que o tema das fronteiras do Estado será um dos alvo da discussão com os representantes do Governo, pois medidas urgentes são importantes para diminuir o impacto do crime organizado. A crise no sistema penitenciário também será tratada na reunião.

 “Vim para Brasília com o objetivo de participar de um encontro com secretários. Os temas citados com certeza farão parte da discussão. Sobre as fronteiras, é importante que sejam tomadas medidas de urgência contra o crime organizado no País sim”, comentou o secretário.

A reportagem do Portal A Crítica também questionou ao secretário outros detalhes dos temas que serão abordados na reunião, mas até o momento da publicação desta matéria, as questões não foram respondidas.

Crise
A instabilidade do sistema presidiário do Estado começou no dia 1ºde janeiro, quando 64 detentos foram assassinados em três unidades prisionais de Manaus, como o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), e a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

Além disso, 184 presos fugiram de dois presídios da cidade. O motivo da chacina e mortes de detentos nos presídios seria a disputa entre as facções criminosas, Família do Norte (FDN) e o Primeiro Comando da Capital (PCC)

 

Publicidade
Publicidade