Publicidade
Cotidiano
ENSINO

Seduc lança programa de especialização para profissionais da educação da rede estadual

No total, o “Programa Qualificar” oferecerá 5.600 vagas em cursos de especialização lato e stricto sensu 25/08/2018 às 11:13
Show programa f824ee6f 3180 4935 bad1 61fe4d16077b
Foto: Euzivaldo Queiroz
Álik Menezes Manaus (AM)

Com o objetivo de qualificar e valorizar professores e pedagogos, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc) lançou, na manhã deste sábado (25), em parceria com as Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA), o “Programa Qualificar”. O programa disponibiliza cursos de especialização “lato e stricto sensu” aos profissionais da educação da rede pública estadual em todo o Amazonas.

O lançamento oficial do programa foi realizado na Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Djalma da Cunha Batista, localizada na avenida General Rodrigo Octávio, no bairro Coroado, Zona Leste da cidade. “Esse programa inclui cinco mestrados, quatro já estão em funcionamento, agora a Ufam está preparando o quinto, que é mestrado em Educação Indígena”, disse o secretário de educação do Estado, Lourenço Braga.

No total, o programa oferecerá 5.600 vagas. Elas estão distribuídas da seguinte forma: 4.200 vagas de especialização, 150 são para mestrado, 700 são destinadas à gestão escolar e 600 vagas são para secretários de escola. Braga destacou que o objetivo maior do programa é especializar, qualificar e tirar a educação do “amadorismo” que foi submetida nos últimos anos. Os mestrados são em Letras, Matemática, Geografia e em Educação.

“Os cursos de mestrado serão feitos pela Ufam, especialização pela UEA e ainda vamos fazer um MBA em gestão escolar para 700 gestores de todo o Estado. Vamos treinar e qualificar os gestores e vamos ter uma atualização para os secretários de escolas, será uma atualização, que será feita na Fundação Getúlio Vagas. Precisamos sair desse amadorismo que a educação do Estado foi submetida nos últimos anos”, disse.

O “Qualificar” é financiado com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e tem como foco a formação continuada dos profissionais da rede estadual, além de melhorias nas práticas pedagógicas e ampliação de referenciais teórico-metodológicos.

Publicidade
Publicidade