Sexta-feira, 26 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
Passeio de seis quilômetros pelo complexo viário da ponte Rio Negro marcou a instalação da comissão de discussão
publicidade
publicidade

Notícias

Segurança: Ciclistas amazonenses serão coordenados pelo Detran

Departamento Estadual de Trânsito do AM cria comissão para garantir segurança e formular políticas públicas que favoreçam a prática em todos os municípios


26/04/2013 às 11:09

Os integrantes de grupos de ciclistas que atuam em Manaus serão treinados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) para intensificar a segurança deles durante os passeios que se tornaram comuns na cidade. A medida faz parte de uma série de ações que serão desenvolvidas pela Comissão Permanente para Discussão do Ordenamento da Mobilidade Urbana e Rural dos Ciclistas no Estado instalada nesta quinta-feira (25), em Manaus.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, a ideia para a criação da comissão surgiu na semana passada, depois que o ciclista Wagner Luiz da Silva Correa foi atropelado, quando pedalava no complexo viário da  ponte Rio Negro, pelo policial Francisco Júlio Amaral, que  apresentava sinais de embriaguez. O policial estava num carro modelo Gol, de placas JUP-0870. Wagner sobreviveu e o PM, apesar de preso, foi liberado horas depois ao pagar fiança de R$ 2 mil na delegacia de Iranduba.

Conforme Leonel, o episódio deixou claro que a comunidade crescente de ciclistas precisa de mais segurança nas ruas. Um passeio ciclístico que partiu de Manaus, passou pelo trecho onde o ciclista foi atropelado, e foi até o km 6 da rodovia Manoel  Urbano (AM-070), em Iranduba, oficializou a instalação da comissão.

Leonel explicou que a comissão se reunirá a cada 15 dias para avaliar as medidas executadas e o que pode ser feito no Estado para melhorar a segurança. Os encontros acontecerão na sede do Detran ou em outro lugar escolhido pelos integrantes.

publicidade

Segurança

O treinamento será feito segundo Leonel, porque não há como o Detran destinar batedores e agentes de trânsito para coordenar todos os passeios de ciclistas que acontecem diariamente na cidade. Como o número de adeptos do “pedal” cresce em Manaus e fica difícil monitorar todos, uma vez que, não existem ciclovias, os ciclistas serão treinados para sinalizar e orientar o comboio de bicicletas nas vias. O diretor afirma que a segurança será aumentada também com a instalação de ciclofaixas nas ruas e avenidas demarcadas com cones. A sinalização será um reforço para mostrar aos condutores de carros, motocicletas, entro outros, a presença de ciclistas nas pistas.

Além das medidas de segurança, Leonel Feitoza ressaltou que a comissão tem como principal atribuição a criação de um programa de implantação de ciclovias e ciclofaixas em todos os municípios do Estado. A medida tem o intuito de incluir a bicicleta como meio de mobilidade urbana sustentável. 

Confira mais notícias aqui.

publicidade
publicidade
Detran e Seinfra irão sinalizar rodovias estaduais no Amazonas
Motoristas do Amazonas vão poder parcelar IPVA atrasado em até 12 vezes
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.