Publicidade
Cotidiano
Notícias

Seinfra constrói pontes em mais uma etapa de obras na avenida das Flores

Os dois pontilhões, com dez metros de comprimento e treze de largura cada um, estão sendo construídos na Marginal do Passarinho na continuação do traçado da avenida, desde a rua Fênix, na Baixada Fluminense da Cidade Nova I, em direção à AM-010, a Manaus-Itacoatiara.  23/01/2013 às 15:38
Show 1
Cravação de estacas
acrítica.com* ---

As obras de construção da avenida das Flores, na zona norte de Manaus, prosseguem em duas frentes distintas, segundo informou a titular da Secretaria de e Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar, com a construção de dois pontilhões e de uma galeria.

Escavação e cravação de estacas no igarapé do passarinho 

O processo de limpeza do terreno com a retirada de solo mole, aterro, nivelamento, terraplenagem e compactação está em pleno andamento entre os conjuntos Renato Souza Pinto e o Galiléia, no perímetro compreendido entre a Fênix e a rua 5.

Trecho próximo à rua 5, depois da galeria

Os dois pontilhões, com dez metros de comprimento e treze de largura cada um, estão sendo construídos na Marginal do Passarinho na continuação do traçado da avenida, desde a rua Fênix, na Baixada Fluminense da Cidade Nova I, em direção à AM-010, a Manaus-Itacoatiara.

A implantação destas obras de arte, como são denominadas estas intervenções, está agora no processo de escavação, retirada de solo inservível e cravação das estacas de sustentação das duas pontes.

Estão em atividade nas duas frentes, inicialmente, três escavadeiras, três tratores de esteira, três caminhões basculantes, uma perfuratriz para colocação das estacas de sustentação das pontes, uma pá carregadeira, um caminhão pipa e um rolo compressor.

As duas galerias em construção, com 80 metros de comprimento, terão três metros de altura por três de largura. Até a última terça-feira (22 de janeiro) já tinham sido construídos 24 metros de caixaria e ferragem, além da concretagem do fundo da galeria.

Galeria

Para a construção desta galeria, foi necessário desviar o curso de um igarapé que corta o traçado da pista. Depois de desviado o igarapé foi retirado todo o solo mole para a construção do berço em concreto da galeria.

A nova via em construção, projetada pelo governador Omar Aziz é parte integrante de um projeto maior para o sistema viário de Manaus, que prevê uma série de intervenções, como a construções de dois novos anéis viários na capital. Na avenida das Flores, o projeto se estende da Avenida Timbiras, no bairro Cidade Nova (zona norte), até a rodovia Manaus-Itacoatiara (AM-010), e terá um corredor de ônibus com 11,1 quilômetros de extensão.


* Com informações da assessoria de comunicação



Publicidade
Publicidade