Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
CORONAVÍRUS

Sejusc participa de videoconferência com ministra Damares Alves

Reunião contou com a presença da secretária Caroline Braz e secretários de Justiça e Direitos Humanos de todo Brasil



IMG-20200406-WA0100_1977FC31-9B8B-422B-8B5C-B01C4740325C.jpg Foto: Divulgação
06/04/2020 às 19:03

A titular da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc), Caroline Braz, participou, na tarde desta segunda-feira (6), de uma reunião por videoconferência com a ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, e secretários de Justiça e Direitos Humanos de todo o Brasil.

O objetivo da reunião foi debater a promoção e ações para defesa dos direitos humanos nos Estados e Governo Federal frente à pandemia do coronavírus (Covid-19).



A titular da Sejusc, Caroline Braz, destacou as ações que o Governo do Amazonas vem adotando para atender a população em situação de rua, além de outros públicos mais vulneráveis ao vírus como idosos, crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade.

Ela destacou também a importância da ação integrada junto com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) do Governo do Amazonas.

"Juntos, estamos procurando formas de trabalhar em conjunto, trabalhar parcerias para uma melhor resposta ao Covid-19. Informamos na reunião todas as ações e providências que o Estado do Amazonas já vem adotando, principalmente com relação ao abrigo para a população em situação de rua. Já realizamos, em 12 dias, mais de 2.400 atendimentos para essa população, envolvendo banho, alimentação, café da manhã, almoço, jantar e também disponibilizando vagas para os que precisam dormir na Arena Amadeu Teixeira", destacou a titular da Sejusc à ministra.

A ministra Damares Alves destacou na videoconferência que o objetivo do Governo Federal também é promover ações para que os direitos humanos não sejam violados, preservando a vida sempre. Segundo a ministra, o alinhamento com as secretarias dos estados visa a promoção de estratégias criativas para o combate ao vírus com foco na população mais vulnerável.

Caroline Braz reforçou que é muito importante o alinhamento com o Governo Federal e os outros estados para o Brasil superar os problemas causados pela pandemia. 

"A cada dia estamos estudando e analisando novas oportunidades e formas de poder ajudar da melhor forma possível o nosso cidadão vulnerável. Na semana passada, realizamos a entrega cinco mil kits de álcool em gel para idosos, para que esse público se proteja e que não sejam contaminados pelo novo coronavírus", acrescentou a secretária da Sejusc.

Ações

Desde o dia 25 de março, o Governo do Amazonas realizou mais de 2.400 atendimentos à população em situação de rua, no abrigo montado na Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-sul de Manaus.

No local, são ofertados banhos e três refeições (café da manhã, almoço e jantar) aos assistidos, também recebem doações de itens de higiene pessoal e roupas. Atualmente, um total de 65 pessoas, entre idosos, mulheres em vulnerabilidade social e pessoas com deficiência está abrigada no espaço.  

A Sejusc, a Seas e o FPS, em parceria com a iniciativa privada, doaram cinco mil kits de álcool em gel para 43 grupos que desenvolvem trabalhos sociais com mais de dois mil idosos. 

Atendidos

Do início do mês de março até o último sábado (4), o Governo do Amazonas já beneficiou mais de 200 instituições filantrópicas e associações com doações de alimentos em ações realizadas pela Sejusc em parceria com Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Seas e FPS.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.