Publicidade
Cotidiano
Notícias

Selo do Unicef será lançado nesta terça-feira (29) em Manaus

Termo de Compromisso para a Agenda Criança Amazônia também será celebrado com sociedade civil 29/10/2013 às 09:23
Show 1
Proposta é pelos direitos das crianças
jornal a crítica ---

O Governo do Amazonas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançam, nesta terça-feira (29), às 9h, o Selo Unicef Município Aprovado - Edição 2013-2016. Durante a solenidade, no auditório da sede do Governo do Amazonas (avenida Brasil, nº 3.925, Compensa 2, Zona Oeste), também será assinado o Termo de Compromisso de Construção e Consolidação da Agenda Criança Amazônia, um pacto pela infância na Amazônia brasileira.

A iniciativa do Unicef busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes da região. Todos os municípios amazonenses já receberam o formulário de inscrição para adesão do selo. O documento deve ser entregue, assinado, durante o evento.

Após a inscrição cada município ficará três anos sob o acompanhamento do Unicef, que estabelecerá metas e propostas de treinamento de pessoal, além de cobrar ações voltadas ao direito da crianças e do adolescente. Somente após esse período é que o selo será ou não concedido, conforme o desempenho de cada inscrito.

A inscrição está disponível aos mais de 800 municípios dos nove Estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Certificação

O primeiro ciclo desse tipo foi realizado entre 2008 e 2012, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Neste período, foram observados avanços como a ampliação nos serviços de atendimento à saúde das famílias, no número de crianças em creches e pré-escolas e na quantidade de crianças com deficiência matriculadas, por exemplo. A iniciativa foi fundamental para promover a mobilização das comunidades.


Publicidade
Publicidade