Publicidade
Cotidiano
Notícias

Semana de Conciliação registrou acordos em mais de 50% das audiências

Este ano, 53% das audiências terminaram em acordo, ante 51% em 2013.  A semana foi realizada entre os dias 24 e 28 de novembro e envolveu 46 tribunais 12/12/2014 às 15:20
Show 1
Tribunal comemora os resultados da Semana Nacional da Conciliação
Yara Aquino - Agência Brasil ---

Balanço parcial divulgado hoje (12) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que o percentual de acordos da 9° Semana Nacional de Conciliação foi superior ao de 2013. Este ano, 53% das audiências terminaram em acordo, ante 51% em 2013.  A semana foi realizada entre os dias 24 e 28 de novembro e envolveu 46 tribunais.

O balanço parcial mostra que, este ano, foram registradas 283.719 audiências e feitos 150.499 acordos. Mais de 17 mil pessoas, entre magistrados, juízes leigos, conciliadores, servidores e colaboradores participaram dos trabalhos.

O coordenador do Comitê Gestor da Conciliação do CNJ, Emmanoel Campelo, destacou que a Semana de Conciliação mostrou aos cidadãos que diversos conflitos podem ser resolvidos por meio do diálogo e com rapidez.

“Na medida em que as pessoas usam métodos consensuais e passam a ter respostas efetivas e rápidas, percebem que o valor do acordo é tão grande como o de uma sentença judicial. Passa a haver maior confiança do cidadão”, ressaltou Campelo, após participar do Encontro Nacional de Núcleos e Centrais de Conciliação.

Segundo Campelo, a audiência de conciliação é uma oportunidade para eliminação do conflito por meio de acordo entre as partes. Ela é formalizada por acerto judicial devidamente homologado por um magistrado.

Publicidade
Publicidade