Terça-feira, 15 de Junho de 2021
Saúde

Semana de Enfermagem vai debater rumos e perspectivas da profissão na pandemia

O evento, promovido pela Universidade Nilton Lins tem como tema “Sistematizar é Preciso”, e acontece até o dia 20, com palestras e cursos presenciais



enfermeiros_2999DA37-BF37-4C11-9E51-762ABFA76722.jpg Foto: Reprodução / Internet
18/05/2021 às 13:04

Profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia da Covid-19, as enfermeiras e enfermeiros do Amazonas se reúnem a partir desta terça-feira (18), em Manaus, para debater suas atividades e as perspectivas da carreira durante a Semana de Enfermagem 2021.

O evento, promovido pela Universidade Nilton Lins tem como tema “Sistematizar é Preciso”, e acontece até o dia 20, com palestras e cursos presenciais.

Entre as palestras, debates e mesas redondas do evento – que serão transmitidas via Internet para os participantes inscritos no site www.cursosextensao.niltonlins.br – estão apresentações da Secretária Executiva Adjunta de Políticas em Saúde, Nayara Maksoud, de Esron Rocha (diretor da Escola de Enfermagem de Manaus / Ufam), de Gracimar Fecury Gama (gerente de Enfermagem do Instituto da Mulher) e de Francisca Sonja Farias (diretora do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde), entre outras exibições científicas e especializadas.

O coordenador do curso de Enfermagem da Universidade Nilton Lins, professor Tezeu Bonfim Machado esclareceu que a profissão esteve sempre em evidência em momentos importantes no Brasil e no mundo e que atualmente, durante a pandemia, não é diferente.

“Precisamos repensar os rumos da profissão em todos os aspectos, inclusive em termos políticos e econômicos, porque as enfermeiras e enfermeiros do Amazonas não querem apenas receber homenagens e condecorações, mas também o reconhecimento salarial e técnico dos governantes e da sociedade”, afirmou Machado, ao acrescentar que durante o evento, será realizada uma cerimônia em memória aos profissionais de Enfermagem e da área de saúde que morreram por Covid-19, no exercício de suas funções.

“O Amazonas é um dos estados com os maiores índices de mortes de enfermeiras e enfermeiros desde o início da pandemia e isso não é coincidência. Por isso, a necessidade de reconhecimento dos órgãos públicos e também de sistematizar os procedimentos das ações”, afirmou Machado.

Durante a Semana, também serão apresentadas e debatidas produções científicas realizadas nos últimos meses sobre a atuação dos profissionais de enfermagem e as novas técnicas desenvolvidas no tratamento de pacientes com Covid.

Vestibular

Com provas a serem realizadas no dia 20 de maio, estão abertas as inscrições para os candidatos ao curso de Medicina e de todos os cursos da área de Saúde ofertados na Universidade Nilton Lins.

De acordo com a reitora da instituição, Giselle Lins, entre os diferenciais dos cursos na Nilton Lins estão a alta capacitação do corpo docente, além da estrutura única no Amazonas e as novas abordagens e metodologias aplicadas.

A reitora também destacou a adoção e a valorização no curso, das disciplinas relacionados com a “Saúde 4.0”, sistema no qual a utilização e aplicação de novas tecnologias na área médica permitem uma série de inovações no tratamento dos pacientes.

SERVIÇO

O QUE: Semana de Enfermagem 2021

QUANDO: de 18 a 20 de maio

ONDE: Internet e na Universidade Nilton Lins.

INSCRIÇÔES: www.cursosextensao.niltonlins.br



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

15 Jun
WhatsApp_Image_2021-06-15_at_20.54.40_91E6878E-6D07-4166-9A69-6811292E621D.jpeg

Homem é morto a tiros e outro fica ferido na Compensa

15/06/2021 às 21:03

Felipe Siqueira Pereira, 30, foi morto a tiros na rua Cristo Rei, situada no bairro Compensa, Zona Oeste da cidade, na noite desta terça-feira (14). O primo dele, Wilian Siqueira Pereira, 36, foi atingido por disparos de arma de fogo ao entrar em luta corporal contra o assassino no intuito de salvar o familiar. 


Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.