Publicidade
Cotidiano
Notícias

Semana de Engenharia da Ufam promoverá aproximação da academia com a sociedade

Primeiro evento de grande porte do curso, a semana promete trazer discussões sobre o papel da engenharia civil no desenvolvimento do Amazonas, além de palestras sobre temas como mobilidade e saneamento básico 12/06/2015 às 18:01
Show 1
Evento será realizado no auditório Javari, no campus da Ufam
ACRITICA.COM* Manaus (AM)

Com o objetivo de aproximar a academia da sociedade, alunos do curso de engenharia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizam entre os dias 15 e 20 deste mês, a I Semana de Engenharia Civil, no auditório Javari, no campus da instituição. Minicursos, palestras e mesas redondas estão no cronograma de atividades.

A abertura do evento ficará por conta dos professores João Bosco Ladislau Neto e Antônio dos Santos. Ladislau ministrará a palestra "A Gestão e o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos em Manaus: quando meia solução não é melhor que nenhuma". Antônio Santos, por sua vez, falará sobre o saneamento básico de Manaus, na palestra "Análise dos programas de saneamento vigentes na capital do Amazonas".

O evento também  discutirá a mobilidade urbana. Um representante da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos  (SMTU) ministrará a palestra "Projeto de melhoria da mobilidade urbana de Manaus". A programação completa pode ser conferida aqui.

Aproximar o curso da sociedade

A ideia, segundo um dos organizadores, Gabriel Guimarães, é aproximar o curso da sociedade. "São quase cinquenta anos de curso e ainda não tínhamos feito nenhum evento desse porte. Além de atender a comunidade acadêmica interna, a semana também mostrará a profissão e o curso para novos interessados e também promover debates importantes", disse.


"Conseguimos parceiras importantes com outras instituições, empresas e contamos com o apoio da universidade, que cedeu o auditório para que púdessemos realizar o evento. Vale ressaltar que essa semana foi uma iniciativa e está sendo encabeçada pelos discentes (alunos) e com apoio dos docentes (professores)", completou.

Da academia ao mercado

A SKN Incorporadora é uma das parceiras do evento. O diretor de engenharia da empresa, Rinaldo Siveira, fará uma palestra para os futuros engenheiros sobre soluções para desperdícios de material, qualificação da mão de obra e seu gerenciamento, limpeza e as novas tendências de mercado para a construção civil.

“Esse é só o começo da nossa parceria com a universidade. Ainda vamos desenvolver muitas outras atividades com a instituição para desenvolver o cenário da construção civil no Amazonas”, afirmou o diretor executivo da incorporadora, Eduardo Han.

Para fechar a programação do evento de engenharia, no dia 20 de junho, os alunos da universidade terão a oportunidade de conhecer o principal empreendimento da incorporadora em Manaus, o Residencial Soberane.

“Alunos poderão conferir de perto como é um canteiro de obras partindo da fundação, saber como funcionam na prática todas as técnicas abordadas na sala de aula, entender quais são as dificuldades enfrentadas nas obras e quais são as tecnologias usadas atualmente na construção civil”, disse Eduardo Han.

De acordo com o coordenador do curso de engenharia da Ufam, Elias Assayag, a experiência de visita ao um empreendimento moderno e conceitual como o Soberane vai contribuir para a formação dos estudantes. “Dentro dos moldes de ensino, pesquisa e extensão essa parceria vai proporcionar aos estudantes o contato com a verdadeira rotina da profissão”, disse. 

Além do Crea-AM e da SKN, a semana conta ainda com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e das empresas Neo Sports, Proexti,  Casa do No-Break e Gelocrim.

As inscrições podem ser feitas no site: http://www.engcivilufam.com.br/

*Com informações da assessoria da SKN

Publicidade
Publicidade