Sábado, 20 de Julho de 2019
SAÚDE

Semana Mundial de Aleitamento Materno tem início em maternidade de Manaus

Evento é utilizado como estratégia para reforçar importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças



aleitamento_1234.JPG (Foto: Jair Araújo)
01/08/2018 às 11:37

Uma cerimônia ocorrida na manhã desta quarta-feira (1) na Maternidade Balbina Mestrinho, na rua Duque de Caxias, bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul de Manaus, deu início à Semana Mundial do Aleitamento Materno em Manaus. O evento teve organização da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e é utilizado como uma das estratégias para reforçar junto à sociedade a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças.

Na abertura houve oração ecumênica, execução do Hino Nacional e, num dos momentos mais marcantes e emocionantes, a apresentação de um coral infantil que enfatizou a amamentação como forma de amor e de proteção para a criança.

Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz os problemas de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Houve entrega de diplomas de reconhecimento para mães integrantes do Banco de Leite Humano do Amazonas. A defensora pública Carolina Pinheiro foi uma delas, que vive um momento especial neste agosto: ela faz aniversário neste mês, é mãe de Lucas, que completará 1 ano e foi homenageada pelos 70 litros de leite contribuído para o banco.

"Me sinto feliz em contribuir para essa iniciativa do banco de leite humano, em ajudar as crianças que estão nas UTIs,  e peço para que as mães também participem. O que fazemos é um ato de amor e me coloco no lugar das mães que não podem amamentar", disse a defensora.

Também receberam diplomas os integrantes de segmentos que apoiam o projeto como taxistas e bombeiros. Há indústrias que atuam com ênfase no apoio ao Banco de Leite, como a Samsung, que criou um posto de coleta para as suas mães colaboradoras.

A programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno em Manaus inclui ações internas para profissionais das maternidades e eventos externos, como a realização de um “mamaço”, no anfiteatro da Ponta Negra, marcado para às 8h de domingo, 5.

“Estudos mostram que o bebê que é alimentando somente com leite materno, pelo menos nos primeiros seis meses de vida, terá um desenvolvimento muito mais saudável", comentou Rafaela Faria, diretora da maternidade Balbina Mestrinho.

Aniversário do Banco de Leite

Neste dia 1º, além da abertura da semana, também está sendo comemorado o 8º aniversário do Banco de Leite Humano Fesinha Anzoategui, que funciona na própria maternidade Balbina Mestrinho.

"O leite materno contém todos os nutrientes necessários para a criança crescer saudável, longe de inúmeras doenças como anemia, diarreia, alergias. Sem falar nos benefícios para a saúde da própria mãe”, salientou a coordenadora Estadual de Saúde da Criança da Susam, Katherine Benevides.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.