Publicidade
Cotidiano
Notícias

Semana Nacional da Defensoria Pública leva justiça e saúde aos internos do Compaj

Foi possível realizar mais de 70 consultas médicas e 80 exames básicos, como teste de glicemia e verificação de pressão arterial aos internos do semiaberto 23/05/2013 às 21:22
Show 1
A Defensoria Pública contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)
acritica.com Manaus (AM)

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) encerrou, nesta quinta-feira (23), com atendimento de saúde aos internos do regime semiaberto e da Penitenciária Feminina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), as atividades em alusão à Semana Nacional da Defensoria Pública.

A ação teve início no domingo (19) e contou com uma equipe multidisciplinar da instituição, formada por defensores públicos, assistentes sociais e psicólogos, que realizaram atendimentos jurídico sociais durante três dias.

No regime fechado, 71 internos tiveram seus processos revisados pelos defensores públicos. Já na Penitenciária Feminina, foram 71 internas atendidas. No regime semiaberto, 109 receberam atendimentos jurídicos e outros 285 passaram por uma avaliação psicossocial, que norteará futuras ações da instituição visando a reinserção do interno ao convívio social.

Saúde aos internos

Nesta quinta-feira (23), através da parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), foi possível realizar mais de 70 consultas médicas e 80 exames básicos, como teste de glicemia e verificação de pressão arterial aos internos do semiaberto.

Já na Penitenciária Feminina, a Defensoria Pública contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para disponibilizar consultas médicas, exame preventivo de câncer do colo uterino, testes rápidos de HIV/Aids e sífilis a todas as 72 internas.

Para a diretora da unidade, Suely Borges, a Semana Nacional da Defensoria Pública conseguiu apresentar soluções para duas grandes aflições das internas: a situação jurídica e o cuidado com a saúde.

“Não é todo dia que nós recebemos uma ação tão completa aqui no Compaj. Os serviços oferecidos pela defensoria são muito bem-vindos e vão contribuir muito para o bem-estar destas mulheres, pois elas necessitam desse apoio jurídico constante e também dos serviços de saúde”, frisou Borges.

Ao final da ação, o defensor público-geral do Amazonas, Ricardo Trindade, entregou enxovais doados pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) às internas grávidas e às mães que ainda estão amamentando.

“A defensoria pública está muito satisfeita com o resultado deste trabalho, que teve o objetivo de intensificar o nosso apoio à população carcerária e também de levar outros benefícios aos internos. Para isso, contamos com parcerias importantes, que certamente se renovarão nas nossas próximas ações em benefício dos menos favorecidos”, garantiu Trindade. 

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública do Estado

Publicidade
Publicidade