Publicidade
Cotidiano
Notícias

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Ufam apresenta a ciência de forma prática e divertida a escolares

Alunos dos ensinos fundamental e médio conheceram várias aplicações cotidianas dos estudos de Matemática, Quimíca e Física durante o evento; novas apresentações acontecem nesta segunda (19) 18/10/2014 às 13:01
Show 1
Durante as atividades na Ufam, os alunos viram como a química é na prática
Jéssica Vasconcelos Manaus (AM)

Gostar de Matemática, Física e Química nem sempre é tarefa fácil para os estudantes dos ensinos fundamental e médio e, por isso, buscando atrair a atenção dos alunos da escola Maria Madalena, do bairro Alvorada estão sendo realizadas diversas atividades práticas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A estudante Miquele Marinho, do segundo ano do ensino médio, participou, ontem, da oficina de eletricidade ministrada pelos alunos de iniciação cientifica da Ufam e de forma simples disse ter aprendido muito mais com a oficina do que na sala de aula. “Na oficina nós podemos ver como a energia é gerada e pensamos um pouco como coisas do nosso cotidiano tem ligação com as coisas que estudamos”, disse Miquele.

De acordo com ela, Química e Física são as mais difíceis e todos os alunos têm medo, mas com as oficinas tudo pareceu mais fácil. “Eu gostei muito de tudo que vi e se na escola o professor pudesse ensinar com experimentos seria mais proveitoso”, acrescentou a estudante.

Para a professora da turma, Silvane de Melo, os alunos que normalmente encontram bastante dificuldade em compreender a aplicabilidade das ciências exatas no cotidiano encontram nas atividades da semana de ciência e tecnologia a oportunidade de fugir das aulas teóricas e partir para a prática.

Silvane ainda conta que para o professor esse contato é importante para aprender novas formas de ministrar a aula e atrair a atenção dos alunos. Depois de participar das oficinas os estudantes que visitarem a Ufam até o próximo dia 19 podem acompanhar a apresentação de projetos dos cursos de Matemática, Geologia, Física, Estatística e Química.

Experimentos como a eletricidade que passa de uma esfera metálica através do corpo humano e atinge as extremidades, e a descarga elétrica através das pontas dos cabelos ou dos dedos pode ser sentida por quem se submete ao experimento. Tudo isso para colocar em prática os ensinamentos da sala de aula e deixar os estudantes apaixonados por ciência.

Publicidade
Publicidade