Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021
Fórum

Semana Nacional de Trânsito é realizada a partir de quinta-feira, em Manaus

Fórum de Trânsito do Amazonas vai reunir profissionais ligados ao trânsito e transporte para debater assuntos como Gestão de trânsito



FOTO_Clovis_Miranda_0104D9D8-C9BD-468D-8DCA-DABC00818ABE.jpg Foto: Clóvis Miranda / DPE-AM
15/09/2021 às 15:37

Será realizado a partir de quinta-feira (16), pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) o 1º Fórum de Trânsito do Amazonas. O evento, que segue até a sexta-feira (17), acontece no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, e abre oficialmente a Semana Nacional de Trânsito (SNT 2021), que neste ano tem o tema “Pedestres e Ciclistas: ver e ser visto”.

O 1º Fórum de Trânsito do Amazonas vai reunir profissionais ligados ao trânsito e transporte para debater, em dois dias, assuntos como “Gestão de trânsito: desafios e perspectivas”, “Impactos dos acidentes de trânsito na saúde pública e previdência social”, “Municipalização e gestão do trânsito no interior do Amazonas”, entre outros.

Por conta das limitações de público, devido à pandemia de Covid-19, o fórum será fechado para o público externo. Somente instrutores de trânsito, profissionais da área e convidados irão participar do evento.

Os debates ocorrerão em painéis temáticos com especialistas convidados, entre eles representantes do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), da Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amazonas (OAB/AM) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Participam do evento ainda os especialistas em segurança no trânsito, Roberta Torres e Josimar Amaral, que irão apresentar as respectivas palestras “O aperfeiçoamento da qualidade: o papel dos CFCs na segurança no trânsito” e “Competência e padronização das atividades de trânsito”, respectivamente.

Roberta Torres é pós-graduada em Gestão, Segurança e Educação no Trânsito e tem mais de 18 anos de experiência na área. Já Josimar Amaral é especialista em Direito, Educação e Segurança no Trânsito e autor do livro “Processo administrativo de trânsito”.

PROGRAMAÇÃO SNT 2021

A partir do sábado (18/09), as atividades do Detran Amazonas na SNT 2021 serão direcionadas para os condutores que trafegam pelas vias de Manaus. A equipe de educação do Detran-AM vai realizar blitze educativas em cruzamentos para sensibilizar os motoristas sobre a atenção que devem ter com pedestres, ciclistas e motociclistas, sendo estes, na escala de vulnerabilidade do trânsito, mais vulneráveis que os carros, carretas e caminhões. No domingo (19/09), a blitz vai acontecer na feirinha da avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus.

Entre os dias 20 e 24 de setembro, as ações educativas também irão ocorrer em escolas, universidades e empresas de ônibus, onde serão realizadas palestras e a apresentação de peças com os fantoches da “Super Turma do Detran”.

No dia 22 de setembro, quando será comemorado o Dia Mundial sem Carro, o Detran Amazonas vai realizar uma grande ação educativa na faixa liberada da alameda do Samba, no bairro da Alvorada. Lá, serão realizadas ações com ciclistas e com os pedestres. O Serviço Social da Indústria (Sesi), que é um dos parceiros do Detran nas ações da Semana Nacional de Trânsito, vai promover um grande aulão de ritmos no local.

Além do Sesi, a SNT 2021 está contando com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Abraciclo, Honda, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Sindicato dos Centro de Formação de Condutores (SindCFC).



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.