Publicidade
Cotidiano
Notícias

Semana Nacional do Trânsito terá várias ações para conscientizar motoristas e pedestres de Manaus

Detran e Manaustrans promovem atividades nas ruas, escolas e universidades, que vão de palestras a uma ‘pedalada’, domingo (20) 19/09/2015 às 09:16
Show 1
Além da orientação e conscientização de motorisas, a Semana Nacional de Trânsito terá palestras nas universidades e distribuição de panfletos nas ruas
Luana Carvalho Manaus (AM)

A Semana Nacional do Trânsito, que começou na última sexta-feira (18), traz o tema “Seja você a mudança no trânsito” e quer sensibilizar a população sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras. Para incentivar o respeito a outros modais, 12 bonecos ciclistas farão parte, a partir da semana que vem, dos exames de direção veicular no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).

De acordo com o diretor do Detran-AM, Leonel Feitoza, os candidatos estarão sujeitos a perder ponto caso não cumpram a distância mínima do ciclista (um metro e meio). A luta, segundo ele, também é pela votação do Projeto de Lei 1156/2015, do  deputado Arthur Bisneto (PSBD), que propõe a alteração da lei 9.503 de 1997, aumentando a pena imposta pela prática de crime culposo na direção, quando o agente conduz veículo automotor com capacidade psicomotora alterada.

“Tivemos um parecer favorável do relator, e ele prometeu que colocaria em pauta na primeira reunião da Comissão de Transporte da Câmara Federal. Estamos nesse aguardo dos trâmites, pois sabemos que é um projeto importante que deve ser votado”.

Programação

Manaus contará com uma programação extensa na Semana Nacional do Trânsito. O Detran realizará palestras em escolas, universidades, distribuirá livretes de palavras cruzadas para crianças e jovens, sobre conscientização da Lei Seca.

“As crianças são grandes responsáveis por conscientizar os pais. Eles vão aprender se divertindo”, complementa Leonel.

Um concurso também promete movimentar a semana. “Premiaremos com bicicletas e equipamentos de ciclismo aqueles que enviarem um vídeo de 30 segundos para nosso Facebook, que melhor represente o tema deste ano”.

O Instituto de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) também comemorará a semana com um cronograma com diversas atividades que serão realizadas no período, como corrida pedestre, passeio ciclístico e ciclo de palestras em escolas e universidades, além de outras atividades de educação.  Hoje, a 2º Corrida Manaus pela Paz no Trânsito acontece, a partir das 18h, na Ponta Negra, Zona Oeste.

Ações

No domingo (20), o Manaustrans e os Garis da Alegria farão abordagens educativas na faixa liberada da avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste.  Na segunda-feira (21), Dia Municipal pela Paz no Trânsito, uma palestra interativa com exposição de banners e projetos de educação de trânsito serão apresentados no Teatro Uninorte, na unidade 6, avenida Joaquim Nabuco, Centro, às 19h. 

Já na terça-feira, no Dia Mundial sem Carro, várias ações serão realizadas pela cidade. Entre elas, a palestra “O trânsito e os riscos na terceira idade”, a partir das 10h30, na Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UEA) e outra palestra no auditório da Universidade Paulista (Unio), com o tema “Trânsito em conexão, o papo é segurança no trânsito”. Às 20h30 será realizado um passeio Ciclístico com saída do Parque dos Bilhares e chegada na Unip.

Em números

Ao todo, 360 pessoas morreram, vítimas de acidentes de trânsito no Amazonas, em 2014.  Até maio deste ano, outras 78 pessoas morreram em acidentes de trânsito no Estado, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).  Segundo o órgão, só em 2014 mais de 26 mil carteiras de habilitação foram suspensas, principalmente por excesso de pontos na e embriaguez ao volante.

Publicidade
Publicidade