Seminário na UEA discute a garantia e defesa dos direitos humanos na Amazônia
Programação acontece a partir das 8h e segue até o final da tarde. Direitos de indígenas e quilombolas estão entre os temas das mesas

As comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas serão tema de um seminário que ocorrerá nesta sexta-feira na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), na Avenida Djalma Batista, zona Centro-Oeste de Manaus. O seminário quer aprofundar o debate, no atual contexto político, sobre os direitos humanos na Amazônia e propor iniciativas de defesa e garantias desses direitos.
O evento inicia às 8h e segue até as 16h. A programação inicia com o um ritual do pajé Marcos e apresentação da cantora Djuena Tikuna. Às 9h, inicia a primeira mesa redonda, com o tema “Direitos Humanos no Brasil e na América Latina”, que terá Rosa Helena Dias, da Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (FAMDDI) como mediadora.
Às 10h30 terá início a segunda mesa redonda, que tratará dos “Direitos Sociais e Políticas Públicas”, com Lidiane Cristo, do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES) como mediadora.
A última mesa vai discutir “Direitos Indígenas, das Comunidades Tradicionais e Quilombolas” e terá Silvio Cavusens, do Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya) como mediador. A mesa terá início às 13h30.