Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Notícias

Seminário pontua 13 melhorias para a educação no Amazonas

Ciclo de debates discutiu pontos que podem ser modificados e melhorados para a evolução da educação do Amazonas



1.gif
Valorização dos profissionais e educação de qualidade foram alguns dos pontos frisados
06/07/2015 às 15:25

Soluções para os principais problemas que ocorrem na área da educação estão em planejamento para serem apresentados ano que vem para Manaus nas propostas de candidatos que devem concorrer à eleição de 2016.

Vereadores e deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) apresentaram neste final de semana no seminário de educação, que ocorreu na Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam), Centro, uma lista de prioridades que devem ser atendidas pelo governo para diminuir a evasão de alunos das salas de aula, principalmente das escolas públicas do interior do Estado.

O vereador Waldemir José citou alguns itens que precisam ser priorizados para melhorar a educação do estado.

“Primeiro de tudo, precisamos de uma fiscalização que realmente funcione, pois a maioria dos problemas só ocorrem pois não há a fiscalização. Verifiquei em casos, que há escolas com materiais novos que chegaram a mais de um ano, mas não foram instalados, tudo por falta da fiscalização. Esses materiais deviam está funcionando e auxiliando na educação”, explicou.

Outros itens que foram destacados pelo vereador foi a falta de estrutura mais eficaz para evitar reformas e suspensão das aulas de aula, melhoria no material didático e o retorno da história e geografia do Amazonas, no ensino fundamental, a super lotação das salas de aulas entre outros pontos.

Ao todo foram apresentados 13 pontos sobre a educação que devem ser modificados e melhorados. De acordo com o vereador, uma preocupação para este ano é a situação em que está a gasolina das lanchas escolares dos ribeirinhos.

“Vai haver ainda no meio deste ano a falta de gasolina para as lanchas, e há ribeirinhos que precisam remar em média de 1h para ir a escola e depois mais 1h para voltar, isso irá colaborar para que haja mais evasão nas salas de aulas dos interiores”, detalhou.

Um dos apoiadores do debate, o deputado José Ricardo Wendling, afirmou que uma educação de qualidade se constrói com o envolvimento de todos, e, principalmente pela valorização dos profissionais desta área, mas sem deixar de lado a construção de escolas e ambientes adequados ao desenvolvimento de seus alunos.

O parlamentar ressaltou ainda, que grande parte dos recursos para educação são desviados, ou figuram em processos de improbidade administrativa, por isso o povo tem que participar da gestão e acompanhar a aplicação deste dinheiro. 

Interação com a saúde e segurança

Para este seminário que teve o tema ‘Construindo uma nova Manaus’, o Partido dos Trabalhadores Municipal trouxe como palestrantes a doutora em educação de São Paulo e membro da Fundação Perseu Abramo, Selma Rocha, e a professora Gleice Oliveira, além da pedagoga e Mestre em educação Rosemi Araújo, ambas da rede municipal.

A Mestre em educação Rosemi Araújo salientou que a escola tem uma função social fundamental para sociedade, e justamente por essa razão é necessário a interação entre as secretarias de educação, de saúde, de segurança e de cultura.

“O problema da educação é um problema estrutural, de falta de gestão democrática. Daí a importância do trabalho coletivo entre os gestores para dar uma perspectiva social não só para aluno e professores, mas para a comunidade”, expôs a professora Selma Rocha.

A presidente executiva do PT municipal, Luquesia Lemos, informou que para agosto organiza o seminário com o tema saúde e como convidado será o ex-ministro da saúde Alexandre Padilha.

Novo programa

O PT Municipal e seus parlamentares estão realizando uma série de seminários para a construção de um programa de governo para Manaus, que será apresentado em 2016. Em junho o tema debatido foi mobilidade urbana.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.