Publicidade
Cotidiano
Notícias

Semsa capacita profissionais para atender haitianos

A capacitação no dialeto creoledeve facilitar a comunicação dos profissionais de saúde com os Haitianos que buscam auxílio no SUS 10/04/2013 às 21:46
Show 1
Grupo de haitianos reunidos na praça principal de Tabatinga
acritica.com Manaus (AM)

Para oferecer atenção diferenciada no atendimento e promover o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) dos milhares de haitianos que vivem em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou, na manhã desta quarta-feira (10), o Curso Básico em Dialeto Creole para os profissionais de saúde

O dialeto creole (derivado do Francês) é uma das línguas oficiais do Haiti. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, a capacitação dos profissionais de saúde no dialeto Creole é uma estratégia da Semsa para facilitar a comunicação dos profissionais de saúde com os haitianos em relação à oferta de serviços nas Unidades Básicas de Saúde.

“A proposta do curso é capacitar 80 profissionais de saúde e assegurar que estejam preparados para atender os haitianos, para isso foi criado um manual em criolês, que contém frases curtas e expressões comuns no cotidiano dos profissionais de saude”, explica o secretário.

A capacitação dos profissionais de saúde no dialeto creole está sendo organizada pelo Núcleo de Saúde do Homem e Grupos Especiais da Semsa em parceria com os Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste e Oeste.  O curso acontece até sexta-feira (12), das 8h às 12h (primeira turma) e das 14h às 17h (segunda turma), no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, na av. Duque de Caxias, 958, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul da cidade.

*Com informações da assessoria

Publicidade
Publicidade