Sexta-feira, 03 de Abril de 2020
HOMENAGENS

Sessão especial na Assembleia homenageia engenheiros ambientais do AM

Homenagem aconteceu na plenária da casa, com mais de 30 profissionais do setor, representando secretarias, órgãos públicos e empresas privadas estiveram no local



c2235dd9-33c8-45b2-bd23-2bbdd2e5a870_999ABB80-8A9A-41A9-BE42-CF7A155C140E.jpg Foto: Izaias Godinho
13/02/2020 às 16:11

Os engenheiros ambientais do Estado foram homenageados em uma sessão especial na plenária na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), nesta quinta-feira (13). Na solenidade, 10 engenheiros receberam uma placa de homenagem das mãos da deputada estadual Joana Darc (PL), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente.

Mais de 30 profissionais de engenharia ambiental, representando secretarias, órgãos públicos e empresas privadas estiveram no local. O engenheiro Walber Aparício, que foi um dos homenageados, afirmou que a classe de engenheiros está inserida na sociedade, desde a esfera municipal até o âmbito federal.



“Com relação aos empreendimentos, com certeza se faz necessária uma consultoria perante os engenheiros ambientais. Essa homenagem para nossa classe é muito importante”, disse o engenheiro.

Joana Darc afirmou que a homenagem abriu diálogo entre os parlamentes e a classe de trabalhadores, sobre as demandas dos engenheiros ambientais. A parlamentar afirmou que pretende fazer reuniões com a categoria para ouvi-la e acrescentou que uma das fragilidades constatadas está relacionada à quantidade de vagas ofertadas aos engenheiros florestais.

A deputada complementou afirmando que, atualmente, o número de vagas oferecidas não é adequado para a quantidade de profissionais que estão disponíveis no mercado de trabalho, mas que o Estado do Amazonas necessita.

“Há participação ativa deles na elaboração de políticas públicas do meio ambiente, porque são agentes que trabalham na prevenção com conhecimento técnico e científico. A nossa principal bandeira vai ser a valorização e a criação de oportunidades para esse profissional de se inserir no mercado de trabalho”, disse a parlamentar.

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) ressaltou a importância dos engenheiros ambientais nas políticas voltadas para o saneamento básico no Estado. O parlamentar afirmou que há a necessidade de aterros sanitários no Amazonas e a mobilidade urbana deve ser uma questão discutida junto aos engenheiros ambientais.

“Eles são as peças fundamentais em um estado de 1,5 km² que dão a legalidade e a garantia de que teremos ações no setor mineral e de outras demandas. É uma categoria de pouca visibilidade social, mas que tem uma responsabilidade muito grande”, concluiu o parlamentar.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.