Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019
Notícias

Sétima edição da FIAM traz preparação para o futuro da Amazônia

Congregando diversas áreas do conhecimento, a Feira Internacional da Amazônia de 2013 é o local certo para quem quer conhecer um pouco mais do que a Amazônia brasileira oferece para o desenvolvimento da Região e, por que não, de todo o País



1.jpg Autoridades estiveram presente na Sétima edição da feira
27/11/2013 às 20:58

Teve inicio na noite desta quarta-feira (27), a sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (VII FIAM), um evento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) por meio da SUFRAMA. Até o dia 30 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus, uma série de exposições, palestras, fóruns e apresentações promoverá produtos, conhecimentos e serviços da Amazônia brasileira para todo o mundo, fortalecendo a divulgação do modelo de desenvolvimento regional Zona Franca de Manaus (ZFM) e atraindo investimentos para a região.

A FIAM chega a sua sétima edição com o slogan "Passe para o Futuro". O tema se refere à prorrogação da ZFM por mais 50 anos, o que requer uma preparação de todos os atores para o cenário futuro. O "Passe" é um termo do futebol, em alusão à Copa do Mundo de 2014 que tem Manaus como uma de suas sedes.



A expectativa da organização é de que 60 mil pessoas visitem a Feira durante os quatro dias e que sejam gerados mais de R$ 24 milhões nas rodadas de negócios, fora os benefícios sociais, científicos e institucionais do evento.

O prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, participou da cerimônia de abertura da Feira e destacou que a Fiam é uma vitrine que expõe ainda mais a necessidade da prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM).

De acordo com Arthur Neto, a tradicional feira que acontece desde 2002 tem mostrado o que está sendo e o que ainda vai ser produzido na Zona Franca de Manaus. Além disso, serve como uma espécie de incubadora para jovens empresários e novos empreendedores que tem a ambição de crescer e produzir mais porque o Brasil precisa dessas iniciativas.

“O Amazonas e Manaus vivem da Zona Franca e por isso da necessidade da prorrogação ser imediata. Eu sei que a prorrogação vai acontecer, mas nós precisamos disso com urgência. Se nós esperarmos mais, veremos que só isso não nos será suficiente. Precisamos de investimentos fortes em infraestrutura, em formação de mão de obra e inovação tecnológica. Isso é o que vai fazer a Zona Franca garantir o mercado interno brasileiro, que é forte para os seus produtor e é isso que vai fazer com que ela cresça em exportação, porque o que exportamos ainda é pouco”, comentou

Programação ampla

A programação da VII FIAM possui, assim como em edições anteriores, uma extensa lista de atividades voltadas a diversos segmentos da economia e da sociedade regional. A Jornada de Seminários e a Rodada de Negócios, eventos que integram a FIAM desde a sua primeira edição, são mais uma vez um dos grandes destaques da programação. O empreendedorismo também será fomentado, a partir da realização do III Salão de Negócios CRIATIVOS. O turismo, por sua vez, conta mais uma vez com rodada específica de negócios que terá ampla participação de operadores estrangeiros.

Além das atividades já tradicionais na programação da FIAM, este ano serão promovidos também eventos novos, como o Matchmaking 2013, a oficina de negócios Brasil Trade e uma rodada de negócios específica para o segmento de bares e restaurantes. Ao longo dos quatro dias do evento também serão realizadas reuniões entre potenciais parceiros do setor produtivo, científico e financiadores, bem como visitas técnicas de convidados especiais a empresas e fundações do PIM.

Matchmaking 2013

Em comemoração ao ano da Alemanha no Brasil, a Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento no País (GIZ) promove, nos dias 28 e 29 de novembro, o Matchmaking 2013. O evento reunirá diversas instituições para discutir questões referentes ao desenvolvimento sustentável e à sociobiodiversidade e, para isso, serão realizados três painéis que pretendem abrir espaço para o debate de ideias que levem ao encaminhamento de novas perspectivas.

Divididos em temas inter-relacionados – Empreendimentos, Incubadoras de Novos Negócios e Inovação Tecnológica; Lei do Bem, Repartição dos Benefícios do Patrimônio Genético e Biotecnologia; e Fontes de Financiamento para o Desenvolvimento da Pesquisa e Inovação Tecnológica com Foco nas Cadeias da Sociobiodiversidade –, os painéis contarão com especialistas dos setores público e privado.

Brasil Trade

Outro importante evento a ser promovido na FIAM é a Oficina de Negócios Brasil Trade, com realização pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Amazonas (CIN/Fieam), Conselho das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) e SUFRAMA. Com edições em diversos Estados brasileiros, o Brasil Trade chega a Manaus com o objetivo de aproximar as pequenas e médias empresas exportadoras (tradings) dos segmentos de alimentos, bebidas e cosméticos, especializadas em mercados internacionais.

Durante a Oficina de Negócios, estas empresas terão espaço para apresentar suas formas de atuação e oferecer serviços de acesso a mercados internacionais. Destaca-se, ainda, a possibilidade de aquisição de conhecimento e informações sobre o processo de internacionalização que a Oficina proporcionará aos participantes.

Rodada de bares e restaurantes

A FIAM terá ainda, um evento organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) voltado para os associados da entidade. A ideia é reunir representantes profissionais da gastronomia para que possam conferir as novidades do segmento, além de possibilitar parcerias, ampliar oferta e demanda e aumentar a qualidade dos empreendimentos do setor.

Lançamentos de livros

Em uma parceria com a Editora Valer, a VII FIAM deste ano também abre espaço para o lançamento de quatro livros de escritores regionais: "Metamorfose da Amazônia", de Marilene Correa; "Ciclo de Ouro", de Élcio Farias; "O Polo de Duas Rodas na Amazônia", de Eudes Melo; e "Mínimas Orações", de Roberto Evangelista.

Congregando diversas áreas do conhecimento, a Feira Internacional da Amazônia de 2013 é o local certo para quem quer conhecer um pouco mais do que a Amazônia brasileira oferece para o desenvolvimento da Região e, por que não, de todo o País.


 *Com informações de assessorias.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.