Publicidade
Cotidiano
Notícias

Setor madeireiro enfrenta dificuldades

Parte da madeira utilizada na produção de móveis é oriunda de outros Estados, o que tem refletido no desenvolvimento do segmento 18/10/2013 às 08:22
Show 1
A IPA está com apenas 30% de sua capacidade de produção por conta das leis ambientais
jornal a crítica ---

A constante desvalorização do dólar em decorrência da parcial crise econômica internacional e a pressão de órgãos ambientais para seguir a legislação levaram o segmento madeireiro a amargar retração. Segundo levantamento feito pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPPADR) da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), nos últimos meses, o segmento madeireiro vem enfrentando dificuldades. Parte da madeira utilizada na produção de móveis é oriunda de outros Estados por conta das rígidas leis impostas por órgãos ambientais no Amazonas, o que tem refletido no desenvolvimento do setor madeireiro.

Uma das empresas do ramo, Indústria de Pisos da Amazônia (IPA), localizada no município de Iranduba, a 25 quilômetros de Manaus, que exporta seus produtos para países como os Estados Unidos e Canadá, está com apenas 30% de sua capacidade de produção por conta da legislação ambiental, que, segundo ele, contribuiu para o fechamento de centenas de madeireiras no Estado e deixou milhares de pessoas desempregadas nos últimos 10 anos.

“A nossa esperança é o Governo do Estado que, por meio do programa Amazonas Rural, venha reerguer a atividade madeireira no Estado de forma sustentável, iniciativa e boa vontade que não houve nas gestões anteriores”, destacou o deputado Orlando Cidade, em pronunciamento na ALEAM.

Certificação

De acordo com o parlamentar parte das madeireiras tem dificuldade em obter madeira certificada no Amazonas. “Dados apontam que 90% da matéria-prima utilizada na produção da fábrica são importadas de outros Estados do País, como Rondônia, por conta da deficiência que o Amazonas tem em produzir madeira certificada”, disse o parlamentar.

Publicidade
Publicidade