Publicidade
Cotidiano
Notícias

Setor varejista obtém bons números, segundo CDL-Manaus

Diferente daquilo que apontam os dados do IBGE, o comércio amazonense registrou crescimento menor de 1,2%, diz a Câmara dos Dirigentes Lojistas 16/05/2013 às 11:24
Show 1
De acordo com a CDL-Manaus, comércio local registrou saldo positivo no primeiro trimestre deste ano
acritica.com ---

O desempenho do comércio no Brasil apresentou queda de 0,1% em março na comparação com fevereiro, já descontados os efeitos sazonais. No Amazonas, pelo contrário, houve crescimento de 1%, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já o volume de vendas de março em comparação ao mesmo período do ano passado cresceu 4,5% no Brasil, enquanto o comércio amazonense registrou crescimento menor de 1,2%. Dessa forma, as vendas locais registraram o sexto pior desempenho entre as 27 unidades da federação. Os destaques positivos foram: Mato Grosso do Sul (12,3%); Rio Grande do Norte (10,7%); Paraíba (10,6%); Rondônia (9,1%) e Roraima (7,8%).

No acumulado do ano o Amazonas teve alta de 1,8% nas vendas, enquanto os dados nacionais apontam acúmulo de vendas de 3,5%.

Mas o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Amazonas (CDLM), Ralph Assayg, questiona os números do instituto, o qual ele considera divergentes. Segundo ele, o desempenho do comércio varejista no Estado teve resultado positivo em todo o primeiro trimestre deste ano.

“O IBGE usa números errados fora da realidade, mas verificamos os erros deles para balizarmos os nossos”, disse ele sobre a pesquisa que a própria entidade local, bem a como a confederação realiza.

Motivos

O aumento dos preços dos alimentos nos supermercados foi apontado pelo presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Belizzaro Junior, como um dos fatores que contribuíram para a ligeira queda no volume das vendas em março.

Na avaliação de líderes CNDL e do SPC Brasil, ao analisarmos o crescimento de vendas na comparação anual, ou seja, em relação ao ano passado, temos em 2013 uma trajetória muito otimista. “O crescimento de março foi positivo: 4,5%. Em janeiro, também tivemos alta de 5,9% e, em fevereiro, um leve recuo [-0,3%]. Se levarmos em consideração que o primeiro trimestre do ano costuma ser o pior deles, logo chegamos à conclusão de que o resultado até agora é bom e que a previsão de 6% deve ser alcançada”, explicou Pellizzaro Junior.

Próxima data

Como o comércio sobrevive de datas festivas, a próxima já está sendo preparada. Quanto às vendas do Dia dos Namorados, a CDL-Manaus prevê crescimento de 4% em relação ao desempenho da data em 2012, mas o número só será confirmado com a pesquisa de intenção de compras que a entidade vai realizar este mês é de 4% em relação a 2012.

Publicidade
Publicidade