Sexta-feira, 26 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
Além de empresário, Dória apresenta o Show Business desde 1992 e assina uma coluna na Forbes
publicidade
publicidade

Notícias

‘Show man’ dos negócios: entrevista com João Dória Jr.

Sucesso como empresário e apresentador, João Dória se lança em dois desafios: novo programa de TV e carreira política


20/09/2015 às 13:32

Homem de negócios, empresário de sucesso, cidadão engajado, jornalista e apresentador de talento. João Dória Jr., fundador e presidente do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, criado em 2003, agora se lança em mais dois desafios. O primeiro é o novo programa “Face a Face”, que estreia nesta terça-feira (22), na Band News. Chamado por ele de divã eletrônico, o programa traz uma atmosfera reservada e deixa Doria bem próximo do convidado. Outro desafio é sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo, pelo PSDB, que será definida nas prévias em janeiro. Confira mais no bate-papo a seguir:

Como é o programa Face a Face e o que o diferencia do Show Business?

O Face a Face é um programa de entrevista com personalidade da música, da televisão, do esporte, artistas. Vamos contar a trajetória e da história dessas personalidades. Quanto ao Show Business (no ar desde 1992) falamos de economia e empreendedorismo.

Por que decidiu lançar sua pré-candidatura para a prefeitura de São Paulo e o que tem a contribuir para a cidade?

Vamos para as prévias em janeiro e dessa prévia vai sair o candidato oficial. Aceitei a provocação e o estímulo do governador de São Paulo (Geraldo Alckmin) e do ‘presidente’ Fernando Henrique Cardoso porque ambos defendem a oxigenação e participação da sociedade civil na vida política. São Paulo precisa ter uma boa gestão e a boa gestão tem que utilizar modelos que se aplicam no setor privado também.

Como você encara o ambiente para negócios atualmente?

O Brasil está em crise. O governo Dilma falhou. Os investidores perderam a credibilidade no País, especialmente após o rebaixamento da Standard &Poor’s. A instabilidade política que o País enfrenta faz com que o empresariado adote postura de extrema cautela, o que é compreensível.

Quais as estratégias para alavancar os negócios neste momento?

publicidade

Acreditar no seu negócio. Trabalhar, acreditar e, principalmente, e saber motivar a equipe a seguir adiante, apesar da crise e todos os obstáculos. Nas relações externas, é preciso estreitar o networking, manter uma boa relação com clientes e fornecedores, conversar sempre, procurar entender o lado deles, também, para avançar ou ceder, conforme a necessidade.

Qual sua posição sobre as medidas de corte e aumento de imposto que o governo federal tem lançado à população brasileira?

Sou contrário a qualquer expediente do atual governo de aumentar impostos para sanear o seu caixa. Esta medida, além de inadequada, é imprópria para o momento em que o governo não demonstra claramente que é capaz de implantar imediatas medidas de redução de despesas e de diminuição de Ministérios, além de outros exemplos que possam motivar o País no combate à crise.

Você vê alguma solução a curto médio prazo para o Brasil neste momento?

O Brasil enfrenta sua pior crise dos últimos 50 anos. A economia do País está em recessão. E não há perspectiva de melhora deste cenário. O próximo ano também será de recessão. O povo brasileiro e o País, infelizmente, vão pagar um preço caro pela incapacidade do governo federal. A retração de investimentos, queda da produção industrial, aumento da inflação e crescimento do desemprego trazem reflexos negativos para toda a sociedade. É um momento de cautela. Mas não devemos ficar parados. O principal desafio que todos os empresários brasileiros enfrentam é de continuar a produzir, mesmo na adversidade.

Perfil

João Doria é paulistano, 57 anos, casado, pai de três filhos. Formado em jornalismo e publicidade, Doria é presidente do GRUPO DORIA, fundador e presidente do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais e membro do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. 


publicidade
publicidade
Empresário e designer Jorge Bischoff desembarca no dia 25 de abril
Em nova decisão, presidente do STF libera Lula para conceder entrevista
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.