Domingo, 22 de Setembro de 2019
SOS VERÃO

Profissionais de beleza ensinam a cuidar da pele e dos cabelos expostos ao sol e à água

Esteticista e cabeleireira dão dicas para manter fios e pele saudáveis após banhos de piscina, rio ou cachoeira no forte calor do Amazonas



PISCINA.jpg Calor e cloro da piscina são vilões para a pele e os cabelos, que precisam ter cuidados especiais
16/07/2017 às 09:05

Enquanto é época de frio nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o Amazonas é calor o ano inteiro. Agora, com a chegada oficial do verão amazônico, em julho, muitas famílias aproveitam as férias para curtir banhos de piscina, no rio, cachoeira ou igarapé. Porém, como ficam os cuidados com a pele e os cabelos?

“Os principais cuidados com a pele vêm de dentro para fora, ingerindo bastante água”, diz a técnica em estética do Ateliê da Beleza Bembunita (Cachoeirinha), Luciana Oliveira da Silva, 34. “O segundo passo é a utilização de um bom protetor solar acima de 30Fps, sempre lembrando que tem específicos: facial e corporal”, completa.

Luciana oferece tratamentos personalizados para cada pele (Foto: Gilson Mello)

Segundo ela, o indicado é usar cremes específicos pós-exposição solar que contenham ativos hidratantes, como ácido hialurônico e vitamina E. Água termal, inclusive, também é uma ótima opção para refrescar e hidratar. Já procedimentos como banho de lua e limpeza facial, devem ser feitos até dois dias antes de pegar sol.

“Um dos passos do banho de lua é a esfoliação para a retirada de células mortas. Fazer isso após a exposição solar não é correto, já que a pele está ‘agredida’. Qualquer procedimento tem que ser avaliado conforme o tipo de pele. Na piscina, utilizar protetor solar, enquanto em rios também deve-se passar óleo para dificultar que o cauxi penetre na pele”, explica.

Cabelo x Água

Especialista em cabelos loiros e colorimetria no Salão Estética Bem Bonita (Japiim 1), Ingrid dos Santos Brito, 31, aconselha às pessoas com cabelos descoloridos a evitar, ao máximo, o contato com cloro ou cauxi.  Para quem quiser se refrescar, porém, a hidratação e manutenção são essenciais para proporcionar fios sedosos e bem tratados.

“O ‘pós’ é o mais importante. Tem que hidratar novamente, ver se o fio não quebrou e ter um profissional qualificado para indicar o tratamento ideal. Contato com cloro não é aconselhável principalmente para quem tem cabelo loiro, porque muda a cor. Ocorre uma incompatibilidade de química com as colorações”, ressalta.

Ainda de acordo com a cabeleireira, muitas mulheres estão aderindo à técnica progressiva, junto com a coloração. Entretanto, diferentemente do que muitas pensam, esse tipo de escova não hidrata o cabelo. O correto, afirma Ingrid, é hidratar profundamente os cabelos, pelo menos, uma vez por mês.

A amônia abre a cutícula do cabelo para retirar a pigmentação. Progressiva não hidrata. Quando o cabelo tem muita química, indicamos hidratação profunda de 20 em 20 dias, ou, no mínimo, uma vez ao mês. Cada cabelo é diferente, por isso, primeiro é necessário analisarmos o tipo e a estrutura dos fios antes de indicar o produtos mais adequado”, conclui.

‘Kit verão’ mais completo

Seja na beira da piscina, do rio, igarapé, ou cachoeira, é preciso estar prevenido. Além do “kit banho” básico para toda a família curtir o sol — como protetor solar, boné/chapéu, guarda-sol, cadeiras dobráveis, garrafas de água, lanches, bolas, entre outros acessórios de passeio —, cosméticos específicos devem ter espaço na bolsa.

“Hoje, temos uma série de opções para tratar os cabelos. Mas é necessário ter cuidado, porque as prateleiras estão cheias e nem sempre podemos confiar nos rótulos. Não pode faltar um bom defrizante ou protetor térmico”, diz a cabeleireira Ingrid Brito, ao ressaltar o cuidado com o tipo de creme escolhido. “Se tiver muito óleo, o cabelo vai ressecar ainda mais com a exposição ao sol”, alerta.

Além do baby cream, que oferece tratamento de finalização, com proteção térmica, ajuda na cor, trata oleosidade e ainda hidrata, a técnica em estética Luciana Oliveira da Silva aconselha as clientes a sempre carregar creme hidratante para o corpo. Roupas de proteção contra os raios UV também são bem vindos para quem não quer se bronzear. “Protetor solar, chapéu e hidratante corporal são fáceis de encontrar e fundamentais”, enfatiza. 

BLOG Samya Silva, técnica em química

“Os meus cuidados antes da exposição ao sol são: protetores solar para o rosto e lábios; e após, limpeza de pele com água micelar e um creme simples hidratante. Faço vários procedimentos estéticos: peeling diamantado, limpeza de pele profunda e, agora, estou aderindo ao microagulhamento (dermaroller), mas estou esperando o resultado da última limpeza somado ao tratamento que estou fazendo em casa, com sabonete ácido e vitamina C.”


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.