Sábado, 24 de Agosto de 2019
Notícias

Sozinho, Eduardo Braga usa debate na Band para criticar gestão anterior do governo

Debate foi transformado em uma entrevista que tratou de temas como saúde, educação, segurança pública, sistema penitenciário, turismo e energia



1.jpg Candidato Eduardo Braga foi entrevistado pela Band
10/10/2014 às 13:07

Com a ausência do governador candidato a reeleição, José Melo, o debate da TV Bandeirantes em Manaus foi transformado em uma entrevista com o senador e candidato ao governo do Amazonas, Eduardo Braga, conduzida pelo apresentador Otávio Ceschi Júnior. Este foi o primeiro debate do segundo turno das eleições 2014.

Braga em vários momentos atacou a postura de Melo, que se recusou a participar do debate alegando que a emissora era comprometida porque é comandada pela família de Rebecca Garcia, vice do candidato.

As perguntas trataram de temas como saneamento básico, abastecimento de água, melhorias para o trânsito, sistema carcerário, segurança pública, saúde, educação, energia e turismo, direcionadas para falar das propostas defendidas pelo candidato.

Eduardo Braga, que foi governador do Amazonas de 2003 a 2010, usou o tempo para criticar as falhas da atual gestão e do seu antecessor, Omar Aziz, eleito senador pelo Amazonas, seu antigo aliado. Ele também relembrou a todo momento o que ele havia feito pelo estado na sua gestão.

Quanto ao tema saneamento e água, prometeu parceria com a Prefeitura de Manaus para resolver o problema na capital e usar recursos federais para investir  em melhorias no tratamento de esgoto das cidades do Amazonas, mas não explicou como vai operacionalizá-las.

Quando o assunto foi sistema carcerário, o candidato do PMDB disse que irá construir cinco novos presídios no estado, sendo dois em Manaus e três no interior (Parintins, Maués e Tefé), além de melhorar a gestão carcerária. Ele não perdeu a oportunidade de falar sobre o caos que se abateu no sistema penitenciário do estado desde 2013, como fugas em massa e farras de bandidos em unidades prisionais.

Questionado sobre investimentos na segurança pública, Braga ressaltou que vai “melhorar a gestão do programa de policiamento comunitário Ronda no Bairro, combater o tráfico de drogas e aparelhar a Policia Civil técnica”, se eleito.

Ao ser perguntado sobre seus projetos para a saúde, Braga relembrou seus feitos quando governador, enfatizando que construirá mais unidades de saúde como SPAs (Serviço de Pronto Atendimento), UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e policlínicas para aumentar a oferta de vagas à população. “Construímos 37 hospitais; deixei oito em construção que foram terminadas para o outro governo. Dá sim pra resolver o problema da saúde, desde que tenhamos uma gestão eficiente”, destacou. Ele não se esqueceu de falar sobre os mamógrafos que estão encaixotados à espera de instalação nas cidades do interior.

Destacando a queda do Amazonas em seis posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ele disse que quer resgatar a qualidade do ensino público, construir mais escolas de tempo integral e oferecer mais oportunidades de cursos técnicos para as cidades menores.

No setor de turismo, o candidato prometeu investir em um novo rodway no Porto de Manaus, revitalizar do Centro Histórico e parcerias com a iniciativa privada através de arranjos produtivos que gerem renda ao amazonense.

Ao final do debate, Braga aproveitou mais uma vez para criticar a desistência de José Melo, destacando que apesar de ter tido uma crise de infecção urinária, ele não compareceu ao programa. “Nada justifica a ausência neste debate. Estou aqui em todos em respeito a você. Passei a noite toda com infecção urinária. vocês estão vendo, estou suado não é por nada não. Poderia não vir, mas vim em respeito a você eleitor, ao telespectador, à democracia. Nosso adversário não é novo na política, tem bastante tempo na politica. Fugiu não permitindo que você acompanhasse neste debate”, alfinetou.

A disputa para o segundo turno segue acirrada. Eduardo Braga teve 43,16% dos votos primeiro turno, contra 43,04% de José Melo.


Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.